Professores da Ufes e convidados abrem nova exposição na Galeria de Arte e Pesquisa

02/04/2024 - 16:46  •  Atualizado 02/04/2024 16:54
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação. A imagem de fundo do cartaz remete aos pelos de um cachorro na cor caramelo. Em letras brancas, informações sobre a abertura da exposição.

Professores dos cursos de Artes da Ufes abrem uma nova exposição nesta terça-feira, 2, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), localizada no campus de Goiabeiras. A partir das 18 horas, Vira Lattes – Pesquisa e Confia reúne as poéticas e as pesquisas dos docentes em diversas linguagens, como vídeos, fotografias e pinturas. A mostra conta ainda com obras de professores convidados de outras universidades brasileiras.

Vira Lattes fica aberta ao público de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, até o dia 17 de maio. Agendamentos para visitas em grupo podem ser realizados pelo e-mail gapvix@gmail.com.

A mostra coletiva de trabalhos dos professores da Ufes é uma tradição na GAP, assim como a exposição conjunta de obras de estudantes finalistas. Neste ano, os curadores acrescentaram o reforço de convidados externos, incentivando diálogos entre universidades e modos de fazer arte.

Diversidade poética

“Os convidados externos foram selecionados pela diversidade de poéticas contemporâneas, além de abrangerem lugares diferentes do país. Na próxima edição esperamos contemplar mais regiões”, explica o professor Yiftah Peled, que assina a curadoria em parceria com Ricardo Mauricio. Participam como convidados os artistas e professores Débora Santiago, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Lúcia Koch, da Universidade de São Paulo (USP); Luiz Sérgio de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Silvana Macedo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Do lado da Ufes, compõem a mostra Aline Dias, Diego Rayck, Carlos Eduardo Borges, Fernando Augusto, Fernando Gómez Alvarez, Gilca Flores, Isabela Frade, Marcos Martins, Paulo Marendino, Piatan Lube Moreira, Ricardo Mauricio, Rosana Paste, Stela Maris Sanmartin, Tom Boechat e Yiftah Peled.

A ideia da exposição, segundo os curadores, é “mostrar variadas poéticas artísticas e explorar a perspectiva de ensino, pesquisa e extensão em que os professores-artistas estão envolvidos”. Numa brincadeira com o sistema de produção acadêmica, o Currículo Lattes, e com o lema da bandeira capixaba, “Trabalha e confia”, a reunião de obras confronta o método quantitativo utilizado para medir o fazer artístico ao mesmo tempo em que revela a diversidade da produção contemporânea.

“É muito bom poder acompanhar essa variedade de formas de produção de arte”, afirma Peled. “Na mostra há conversas e formas opostas de produzir arte. Isso mostra a amplitude da produção de arte atual.”

Categorias relacionadas