Professora lança livro com estudo sobre estudantes cotistas da Ufes

21/09/2016 - 11:59  •  Atualizado 22/09/2016 10:19

Nesta quarta-feira, 21, às 18 horas, será lançado na Livraria da Ufes o livro Representações Sociais: Sobre as Ações Afirmativas no Ensino Superior e Sobre os Estudantes Cotistas da Ufes, da professora Maria Cristina Figueiredo Aguiar Guasti.

O livro traz a tese de doutorado da pesquisadora, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) em 2014. A pesquisa mostra que o sistema de reserva de vagas possibilitou o acesso de mais estudantes oriundos de classes populares à Ufes, inclusive nos cursos em que historicamente predominavam alunos de grupos sociais mais privilegiados.

O volume também aborda as representações sociais dos estudantes sobre o sistema de reserva de vagas, focando tanto grupos de cotistas como de não-cotistas. Além disso, traz um panorama sobre o sistema de cotas da Ufes, com base nos dados coletados na pesquisa.

Maria Cristina é doutora em Educação, mestre em Psicologia e graduada em Biblioteconomia, com todos os títulos obtidos pela Ufes. Atualmente é professora do Departamento de Biblioteconomia.

Texto: Patrícia Garcia