Professora Ethel Maciel toma posse do cargo de vice-reitora da Ufes

27/11/2013 - 18:10  •  Atualizado 29/11/2013 16:00

Por Thereza Marinho

O reitor Reinaldo Centoducatte deu posse nesta quarta-feira, 27, à vice-reitora Ethel Leonor Noia Maciel. A solenidade foi realizada às 16 horas, no salão de reuniões da Reitoria.

A professora e pesquisadora assumiu o cargo no dia 14 de novembro, após publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial da União, assinada pelo reitor Reinaldo Centoducatte.

“Agradeço ao reitor pela oportunidade, é um desafio muito grande. A partir de agora, divido com ele a honrosa missão de dirigir essa instituição e dar continuidade à gestão, numa nova fase”, afirmou a vice-reitora.

O reitor também agradeceu à professora por ter aceitado assumir o trabalho em um gestão já em desenvolvimento. “Temos o compromisso de dar o melhor de cada um de nós para que nossa Universidade se torne cada vez melhor, desenvolvendo ações que beneficiem toda a sociedade”, destacou.

Na solenidade, o reitor investiu a vice-reitora do colar doutoral, símbolo da união e da integração que une as unidades universitárias e os demais órgãos da universidade na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade.

Enfermagem

Graduada em Enfermagem pela Ufes, a professora possui mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University e pela UC Berkeley School of Public Health (ambas nos Estados Unidos).

Ethel Maciel é professora associada do Departamento de Enfermagem da Ufes, com atividades no campo da Saúde Coletiva, principalmente na área de Epidemiologia. É coordenadora de área da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB) e membro da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Entre 1995 e 2008, a professora coordenou o Centro de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), ligado ao Núcleo de Doenças Infecciosas. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Ufes no período de 2008 a 2010, no qual atualmente é coordenadora adjunta. No período de 2008 a 2010 coordenou também o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS).