Professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes é semifinalista do Prêmio Jabuti

17/11/2023 - 15:57  •  Atualizado 20/11/2023 17:06
Compartilhe

O livro Guia Anônima, de autoria da professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes Junia Zaidan, está entre os dez semifinalistas da categoria conto da 65ª edição do Prêmio Jabuti. A obra marca a estreia de Zaidan na criação literária, com produção editorial da FiNA em parceria com a editora Cousa, e contemplada no edital de 2020 de seleção de obras literárias da Secretaria Estadual de Cultura/ES.

O Jabuti é o maior prêmio literário nacional. Neste ano, foram 4.245 inscritos. São dez semifinalistas classificados em cada uma das 21 categorias, distribuídas em quatro eixos (Literatura; Não Ficção; Produção Editorial; Inovação). Os vencedores em cada categoria, além do Livro do Ano, serão conhecidos em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 5 de dezembro.

A obra

Com dezessete narrativas que trazem para o centro da cena personagens fortes, o livro Guia Anônima converge sexualidade e morte, que se apresentam a partir e em torno das condições psicológicas, sociais, materiais e políticas que constituem a mulher na sociedade, com emancipação possibilitada pelo reconhecimento do corpo e do orgasmo.

Segundo a autora, “questões políticas e de conflito de classe, tocando ainda em contradições que envolvem religião e instituição familiar, também constituem uma espécie de matriz de escrita, indissociáveis dos episódios, mesmo os mais íntimos, mais secretos, mais privados, que, não raro, recobrem a leitura, a escrita, ou mesmo a tradução, tema caro a mim”. E complementa: “Nesse terreno, o anonimato em sua acepção de invisibilidade se dispersa, potencializando a construção de uma presença afirmativa, que passa primeiro pelo reconhecimento da violência constitutiva dos sujeitos: daí se depreeende a não nomeação de qualquer mulher protagonista nos contos”.

Personalidade literária

Este ano, o autor brasileiro Pedro Bandeira é a Personalidade Literária celebrada no Prêmio Jabuti. Com mais de 40 anos de carreira, 130 obras publicadas e 28 milhões de exemplares vendidos, Bandeira é homenageado por sua excelência literária infantojuvenil.

Para 2024, a Câmara Brasileira do Livro criou uma nova premiação, o Jabuti Acadêmico. Voltada para obras científicas, técnicas e profissionais, a premiação visa homenagear os autores que se dedicam a esses segmentos e incentivar a excelência da produção acadêmica no Brasil.

 

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Divulgação
Edição: Thereza Marinho