Professor lança, em Vitória, livro sobre semântica do corpo ao gesto da palavra

O professor do Departamento de Filosofia da Ufes Arthur Araújo lança, nesta sexta-feira, 13, o livro Da semântica do corpo ao gesto da palavra: interseções entre Merleau-Ponty e Francisco Varela. O evento será realizado às 20 horas, na Livraria Leitura Fina, no Centro de Vitória.

“O livro apresenta uma síntese do meu trabalho de pesquisa em filosofia da mente, epistemologia e filosofia da biologia. Tendo como estratégia a aproximação entre o filósofo Merleau-Ponty e o neurobiólogo Francisco Varela, o livro desenvolve uma compreensão de mente e linguagem como resultantes de processos incorporados e situados mais do que representação e descontinuidade com o mundo”, comenta o autor.

No prefácio da obra, o professor de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba Iraquitan Caminha ressalta que o livro revela de forma magistral uma leitura dos estudos de Merleau-Ponty, que transita da fenomenologia para a epistemologia. “Nesse sentido, o problema da expressão não é visto apenas no cenário existencial do corpo que exprime diferentes formas de existir, mas no contexto da força semântica do corpo capaz de se expressar no campo do conhecimento por meio de elaborações simbólicas”, enfatiza.

“Quando o corpo diz de si”, continua o professor, “ele também diz do mundo em que está situado. Esse entrelaçamento faz Arthur vislumbrar uma relação entre Merleau-Ponty e Varela por meio da ideia de uma cooperação cruzada entre o corpo e o mundo, que nos impede de pensar que no mundo existem propriedades preestabelecidas que nós conseguimos representá-las”, conclui.

A obra também foi lançada em São Paulo, no mês de novembro, durante a programação do 19º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), de 4 a 7 de novembro.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.