Professor lança livro “Show de Química” no próximo sábado, 18

15/05/2013 - 10:02  •  Atualizado 16/05/2013 18:45

Por Milena Mangabeira (*)

No dia 18 de maio, a partir das 9h, no Centro de Ciências Exatas da Ufes (CCE), haverá o lançamento do livro “Show de Química: aprendendo química de forma lúdica e experimental”, do professor do departamento de Química Honério Coutinho de Jesus.

A publicação traz receitas químicas apresentadas pelo professor, visando ensinar como fazê-las nos shows de química. Alguns exemplares do livro serão sorteados entre os presentes.

Durante o lançamento, haverá também a entrega de kits experimentais do “Show de Química”. Serão 25 kits para professores e escolas da rede estadual de ensino, selecionados através de uma lista disponibilizada pela Secretaria de Educação (Sedu). Os contemplados terão, durante toda tarde, um treinamento sobre como manusear os produtos químicos disponíveis nos kits.

Show de Química

O projeto do professor Honério surgiu em 1992, quando ainda era estudante de pós-graduação na PUC-Rio, com experimentos químicos que produzem efeitos visuais, em salas de aula e congressos.  Posteriormente, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o professor fez 42 apresentações em dois anos. Em 2012, o Show de Química foi apresentado em 25 escolas do Espírito Santo.

O professor Honério Coutinho de Jesus, com o seu “Show de Química”, já fez participações em programas nacionais, como o “Programa do Jô”.

Mais informações sobre o “Show de Química” estão no site do projeto www.showdequimica.com.br.

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionada por Ana Paula Vieira