Professor do Instituto Piaget, de Portugal, participa de seminário na Ufes

06/09/2013 - 13:19  •  Atualizado 09/09/2013 08:37

Por Hélio Marchioni

O professor português David António Rodrigues, do Instituto Piaget  – Campus Universitário de Almada (Portugal), esteve na Ufes entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro para participar do seminário “Práticas educativas e formação de professores na perspectiva da educação inclusiva no Brasil e em Portugal”, no Centro de Educação. A iniciativa faz parte do projeto de cooperação internacional entre a Ufes e o Instituto Piaget.

O evento contou com comunicações, palestras, defesa de dissertação e uma mesa-redonda onde foram discutidas as pesquisas desenvolvidas na área de educação inclusiva do Centro de Educação da Ufes e as tendências internacionais da inclusão. Além disso, o professor David Rodrigues participou de uma visita técnica à Secretaria Municipal de Educação de Vitória e a uma escola da rede pública.

Para David Rodrigues, que é presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Portugal) e fundador da revista “Educação Inclusiva”, não se pode admitir uma universidade fechada em si mesma. “Projetos de cooperação internacional como esse que estamos participando são fundamentais, pois Portugal tem experiências que podem ser úteis para o Brasil e vice-versa. Fiquei muito impressionado com o número de projetos que vi aqui e também recebi seis livros de professores da Universidade. Com certeza, os pesquisadores da Ufes colocam o Espírito Santo no mapa do Brasil com relação a educação inclusiva e especial”, afirma Rodrigues.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Ivone Martins, uma das organizadoras do seminário, destaca que a visita do professor David Rodrigues é uma importante contribuição para os debates sobre inclusão social e escolar que estão sendo feitos na linha de pesquisa diversidade e práticas educacionais inclusivas do PPGE. “O seminário visa contribuir para a formação de professores da educação básica e dos graduandos e pós-graduandos da Ufes com relação às práticas educativas e projetos de formação inicial na área da educação especial”, concluiu Ivone Martins.