PPGE celebra 45 anos com evento no Teatro Universitário dia 3 de outubro

27/09/2023 - 11:36  •  Atualizado 02/10/2023 19:21

Em comemoração aos seus 45 anos de criação, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Ufes, realizará uma sessão solene no dia 3 de outubro, no Teatro Universitário, com início às 9 horas. Durante o evento será ministrada a palestra O impacto do PPGE/CE/Ufes no cenário nacional e internacional.

Para participar da sessão serão ofertadas 615 vagas para a comunidade acadêmica e para o público em geral. Os interessados podem se inscrever até o dia do evento por meio de formulário on-line. Os participantes receberão certificado de três horas.

O evento contará também com uma mesa-redonda composta pelos professores do PPGE Wagner dos Santos, coordenador do Programa, e Denise Meyrelles de Jesus. O primeiro coordenador do Programa, o professor aposentado João Eudes Pinheiro, será um dos palestrantes convidados, com a professora Danielle Piontkovsky, egressa do Programa e diretora de Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Segundo a Comissão Organizadora, o objetivo é homenagear a história e a trajetória do PPGE, primeiro programa de pós-graduação da Ufes e o único do Estado a ofertar o curso de doutorado em Educação, além de ser um dos três programas da Ufes que possuem nota seis na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Contribuições

O coordenador Wagner dos Santos destaca que o Programa  alcançou, ao longo de sua história, uma valiosa inserção local, regional, nacional e internacional. “Os egressos do PPGE estão em diferentes níveis e instituições, desde escolas das redes municipais até diferentes universidades do Brasil, atuando como docentes, diretores, secretários de educação, pró-reitores e coordenadores de programas de pós-graduação. Além disso, temos também presença marcante em fóruns educacionais, sociais e científicos de fundamental importância em diferentes domínios, contribuindo para discussões e definições no campo da educação”, enfatizou.

Ele acrescentou que o PPGE vem ampliando suas ações internacionais, ao estabelecer parcerias com professores e instituições da América do Sul, do Norte, Europa e África.

O PPGE foi criado em 1978, ofertando inicialmente o curso de mestrado. O curso de doutorado passou a ser ofertado em 2004. O programa já formou 995 mestres e 356 doutores.

Texto: Nábila Corrêa