População ganha ferramenta on line para denunciar violação dos direitos humanos

24/03/2014 - 18:50  •  Atualizado 28/03/2014 17:17
Compartilhe

Por Thereza Marinho, com foto de Thaiana Gomes (*)

A população capixaba agora pode contar com uma ferramenta on line para denunciar casos de violação dos direitos humanos. Trata-se do site www.rcdh.ufes.br, da Rede Capixaba de Direitos Humanos, que entrou no ar nesta segunda-feira, 24, por meio de uma parceria entre a Ufes e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh).

No site a população terá acesso a conteúdos sobre direitos humanos, poderá fazer o download do Plano e do Programa Estadual de Direitos Humanos, encontrará uma lista de contados dos conselhos municipais, estaduais e nacional, além de poder realizar denúncias on line.  

Na solenidade de lançamento do site, realizada às 9 horas na sala de sessões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs) da Ufes, o reitor Reinaldo Centoducatte afirmou que o site simboliza maior oportunidade para que as pessoas posam lutar pela cidadania.

“Estamos ampliando as informações para que os diversos setores possam lutar pela cidadania. Que nosso Estado possa ser um exemplo para todos os outros estados e tenho a certeza de que, em breve, teremos esse instrumento sendo acessado por professores em salas de aula em municípios longínquos”.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), Helder Salomão, destacou que a parceria com a Ufes é fundamental: “Nós estamos colocando tecnologias modernas aliadas à luta pelos Direitos Humanos. A partir do banco de dados do site teremos informações que vão ajudar no planejamento e no direcionamento de ações”.

Denúncias

O subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano, ressaltou um dos principais objetivos da ferramenta é facilitar o caminho para o cidadão que precisa fazer uma denúncia: “O cidadão não sabe aonde ir para fazer uma denúncia. No site a pessoa vai clicar e saber que local procurar para fazer sua denúncia. A ideia é que as pessoas mais simples possam ter acesso a este serviço”.

Os serviços disponíveis no site da Rede Capixaba de Direitos Humanos também estarão acessíveis por meio de smartphone e tablet. Por meio da parceria, a Ufes disponibiliza a hospedagem, com o espaço necessário para o armazenamento das informações do endereço eletrônico,  todas as informações de segurança a serem observadas pela rede e o treinamento necessário para  o uso das ferramentas, além da atualização dos programas utilizados e de outros itens técnicos. Já a Seadh fica responsável pela criação, geração de conteúdo e gestão do endereço eletrônico.

Participaram da solenidade de lançamento a representante do Ministério Público Federal, Sandra Maria Pereira de Souza, e o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira, além de autoridades acadêmicas.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho