Plano de Acessibilidade é entregue à Administração Central

19/11/2018 - 12:35  •  Atualizado 20/11/2018 13:46

A Comissão de Acessibilidade da Ufes entregou à Administração Central da Universidade um plano de ações para a melhoria da acessibilidade da instituição em diversos níveis. A entrega aconteceu durante o Colóquio sobre Acessibilidade, realizado na manhã dessa segunda-feira, 19, no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro),  no campus de Goiabeiras. O evento foi organizado pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes).

O plano se divide em ações de curto, médio e longo prazos, com o objetivo de criar condições de acessibilidade nas instalações físicas dos quatro campi da Ufes. Entre as ações indicadas pelo Plano, estão a instalação de plataformas elevatórias em locais prioritários, construção de novas calçadas, aquisições de equipamentos acessíveis para laboratórios de informática e bibliotecas, sinalização visual e inclusão digital. Inicialmente, as ações serão no campus de Goiabeiras e, depois, direcionadas para os demais campi.

Durante a cerimônia de entrega do Plano, o reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel agradeceram a Comissão pelo trabalho desenvolvido e destacaram a importância da acessibilidade para garantir a segurança e o respeito às pessoas com deficiências, assegurando, assim, o direito de locomoção nos ambientes e espaços da universidade.

O reitor ressaltou ainda o desafio da implantação do plano, mediante a escassez de recursos orçamentários, mas garantiu que não vai poupar esforços para realizá-lo: “A acessibilidade é fundamental e necessária para garantir os direitos de quem precisa”, destacou Reinaldo Centoducatte.

Logo após a entrega do plano, o evento continuou com mesas-redondas sobre Inclusão no Ensino Superior e Acessibilidade no Olhar da Comunidade Universitária. Participaram dos debates o coordenador do Naufes e professor do Centro de Educação (CE), Douglas Ferrari; o professor do Centro de Artes (CAr), Edson Rufino; o professor do Centro de Educação (CE), Edson Pantaleão e a estudante do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Jéssica Delcaro.

Função estratégica

A Comissão de Acessibilidade da Ufes foi criada pela Reitoria com a função estratégica de reunir diferentes setores para a definição do plano de ações. Ela é presidida pelo professor  Douglas  Ferrari . Uma das ações da Comissão este ano foi a realização da campanha institucional Seja Acessível, de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente acadêmico. Diferentes peças foram veiculadas no portal e nas redes sociais da Universidade com o objetivo de criar uma atmosfera de acolhimento das pessoas com deficiências que envolva toda a comunidade universitária.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Ufes possui, neste semestre, 362 estudantes com deficiência, sendo 136 com necessidades especiais. Desse total, 133 estudantes informaram ter deficiência física; 127, deficiência visual; 51, auditiva; 43, intelectual; e, oito, deficiências múltiplas.

Texto e foto: Jorge Lellis

Edição: Ana Paula Vieira