Pesquisadores lançam livro sobre trajetória de educador capixaba em evento na Argentina

30/08/2023 - 12:29  •  Atualizado 31/08/2023 17:01

O acervo pessoal deixado pelo educador espírito-santense José Celso Claudio (1905-1975) ao longo dos seus 70 anos de vida é tema do livro Memórias Fotográficas da Educação Capixaba: catálogo do acervo de José Celso Claudio, obra produzida por pesquisadores da Ufes que será lançada na Argentina, nesta quinta-feira, 31, durante o XXII Jornadas Argentinas de História de la Educación Argentina y Latinoamericana e III Encuentro de Investigadores en Formación.

Escrito pelos professores André Malverdes, do Departamento de Arquivologia (DAr); Mário Claudio Simões, do Departamento de Línguas e Letras (DLL); e pela estudante de doutorado Clara Zandomenico Malverdes, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE), o livro apresenta fotografias e documentos textuais que contemplam a trajetória administrativa e pessoal do professor e ex-secretário de Educação. Assim, o catálogo traz fatos relacionados a solenidades, inaugurações, relações familiares, visitas e acontecimentos referentes à trajetória de José Celso Claudio, possibilitando um resgate da história da administração pública, da educação, das cidades, dos costumes e da sociedade na história e cultura do Espírito Santo.

Lembranças

Coordenadora geral do projeto, Clara Zandomenico Malverdes explica que o ato de documentar possibilita refletir e construir conceitos sobre o passado, que despertam a formulação de questões sobre concepções já constituídas. “Acredito que o acervo fotográfico de José Celso Claudio potencializa o trabalho com a imagem como instrumento de ensino e também proporciona ao pesquisador um novo olhar sobre a fotografia, ultrapassando seu status ilustrativo e incorporando significações, conceitos e interpretações”, avalia.

Neto do educador, Mário Claudio Simões iniciou, ainda na adolescência, a produção do acervo fotográfico e documental de José Celso Claudio. Ele conta no livro algumas lembranças do avô, morto quando Simões tinha oito anos de idade: “Mesmo tendo ouvido relatos de vários familiares sobre a carreira de meu avô, sempre foi difícil de acreditar que aquele vovô dominical pudesse, durante os dias da semana, ter sido alguém conhecido pela seriedade e pelas poucas palavras e que tivesse ocupado funções de tanto destaque na educação, na política e no direito”.

Preservação

Para o arquivista e historiador André Malverdes, o projeto visa contribuir com as diretrizes e objetivos do Plano Nacional de Cultura, na medida em que promove preservação, pesquisa e difusão dos acervos de interesse público por meio do tratamento de uma documentação: “Com a organização de um catálogo e a elaboração de um eficiente instrumento de pesquisa, o projeto irá possibilitar mais pesquisas, que vão resultar em vários produtos como monografias, livros, exposições, documentários”.

Resultado de projeto financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), o livro será lançado na Faculdad de Humanidades y Artes, localizada na cidade de Rosário, na Argentina. Na ocasião, Clara Zandomenico Malverdes também apresentará sua pesquisa intitulada Fotografia e pesquisa em História da Educação: desafios e possibilidades metodológicas.

Já o professor André Malverdes irá apresentar também o trabalho Imagens escolares: catálogo de fontes fotográficas para a História da Educação no Espírito Santo (Brasil). “A participação de pesquisadores da Ufes em eventos internacionais é um reconhecimento do novo patamar que a Universidade vem alcançando com seus programas de mestrado e doutorado”, conclui o professor.

Texto: Adriana Damasceno