Pesquisadores de núcleos de excelência apresentam resultados de projetos

14/10/2015 - 15:15  •  Atualizado 15/10/2015 14:58
Compartilhe
Pesquisadores de 17 projetos – sendo 16 da Ufes - estão apresentando o resultado de seus projetos de pesquisa no Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), que teve início nesta quarta-feira, 14, às 9 horas, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Física, localizado no campus de Goiabeiras.
 
O Seminário do Pronex é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação Educação Profissional e Trabalho do Espírito Santo (SECTTI). Ele é uma das etapas finais de avaliação de pesquisas desenvolvidas por grupos de excelência do Espírito Santo, selecionados em três editais conjuntos entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
 
A programação do seminário (veja no arquivo anexado abaixo) vai continuar nesta quinta-feira, 15, quando também serão realizadas visitas técnicas a alguns projetos desenvolvidos nas áreas de Engenharia e Saúde. 
 
Pronex 
 
O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) tem como objetivo o apoio financeiro a projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, visando dar suporte a grupos de pesquisas com excelência reconhecida ou novos grupos. O Programa é uma iniciativa do CNPq em parcerias com Fundações de Amparo a Pesquisa que financiam, em conjunto, o desenvolvimento de pesquisas de grande destaque em todas as áreas do conhecimento, gerando produtos que repercutem no âmbito nacional e internacional. 
 
No Espírito Santo, o Pronex celebrou o primeiro convênio com o CNPq em 2005. 
 
Texto: Thereza Marinho (com informações da SECTTI)
Foto: Ana Carolina Sabino (bolsista de projeto de Comunicação)