Pesquisador da Ufes recebe prêmio internacional da Google

04/08/2016 - 12:42  •  Atualizado 05/08/2016 17:33
Compartilhe

O Centro de Engenharia da Google na América Latina anunciou nesta quarta-feira, 3, em Belo Horizonte, os 24 projetos inovadores que venceram o Google Research Awards for Latin America. Entre eles está o trabalho do estudante de doutorado em Engenharia Elétrica da Ufes, Alexandre Bissoli, com o título “Domótica Assistiva Multimodal com Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa”. Trata-se do resultado de sua pesquisa de mestrado “Solução Multimodal para Interação com Dispositivos de Assistência e Comunicação”, recém-defendida no último dia 29 de julho, com orientação do professor Teodiano Freire Bastos Filho.

O projeto premiado pela Google tem como objetivo desenvolver um novo sistema de assistência para ser utilizado por pessoas com deficiência motora severa. Com ele, a pessoa com deficiência poderá controlar os diversos dispositivos eletroeletrônicos de sua residência, tais como lâmpada, ventilador e rádio, além de poder se comunicar por meio de sinais biológicos capturados pelos músculos ou olhos (Assista aqui matéria da TV Ufes com parte do experimento e vídeo teste de uma das aplicações do projeto).

Atualmente, Alexandre Bissoli, que também é formado em Engenharia Civil pela Ufes e em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), está desenvolvendo sua pesquisa de doutorado sobre o aumento da eficiência elétrica em sistemas de geração de energia fotovoltaica, sob a orientação do professor Lucas Frizera Encarnação. Todos os seus projetos são vinculados ao Laboratório de Automação Inteligente (LAI).

Dos 24 projetos vencedores Google Research Awards for Latin America, o Brasil ficou com 17, México e Chile com dois cada um, e Argentina, Colômbia e Peru com os demais. O destaque dos projetos brasileiros é que 15 deles são desenvolvidos em universidades públicas: UFMG (5), USP (3), Unicamp (3), Ufes (1), UFRG (1), UFU (1) e UFPel (1); o mesmo sendo registrado com quatro dos trabalhos agraciados nos demais países da América Latina.

O prêmio consiste no recebimento de bolsas mensais durante um ano para os estudantes e seus orientadores, totalizando US$ 600 mil para os 24 projetos. A edição deste ano do Google Research Awards for Latin America recebeu 473 inscrições de projetos originários de 13 países.

 

Veja a lista dos vencedores brasileiros:

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Título: Domótica Assistiva Multimodal com Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa

Professor e estudante: Teodiano Freire Bastos-Filho; Alexandre Bissoli

Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver um novo sistema de assistência para ser utilizado por pessoas com deficiência motora severa. Através dele, a pessoa com deficiência poderá controlar os diversos dispositivos eletroeletrônicos de sua residência, tais como lâmpada, ventilador e rádio, além de poder se comunicar por meio de sinais biológicos capturados dos músculos ou olhos.

 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Título: Mecanismo de buscas para um novo uso dos antibióticos

Professor e estudante: Marcos Augusto dos Santos; Rita Silvério-Machado

Resumo: O projeto propõe desenvolver um novo modelo para identificação de novos potenciais usos de antibióticos usando o conceito de associação latente entre os alvos e fármacos.

 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Título: Representação de Entidades Baseada em Discussões

Professor e estudante: Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo; Túlio Corrêa Loures

Resumo: O projeto tem como objetivo criar um método para aprender representações de entidades a partir de discussões online que, no caso final, poderiam gerar automaticamente um resumo sobre essa entidade, inclusive quando não se sabe nada de forma explícita ao seu respeito.

 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Título: Mineração de zonas quentes a partir de trajetórias caso-controle

Professor e estudante: Wagner Meira Junior; Roberto C.S.N.P. Souza

Resumo: O projeto visa determinar “zonas quentes” a partir de dados massivos (big data) de trajetórias dos usuários. No contexto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a localização das regiões de infecção, que pode corresponder a essas zonas quentes, é muito importante.

 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Título: Impulsionando estimadores ‘fora-da-sacola’ para aprender a ranquear

Professor e estudante: Marcos André Gonçalves; Clebson C. A. de Sá

Resumo: Em 2015, a pesquisa se centrou em resolver o problema de recuperação de informação conhecido como “Aprendizagem de Classificação (L2R)”. Este ano, o projeto tem como objetivo a aprendizagem automática.

 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Título: Além da relevância: abordando novidade, diversidade e personalização na recomendação de tags

Professor e estudante: Jussara Marques de Almeida; Fabiano Muniz Belém

Resumo: Sendo o tagueamento uma das melhores maneiras de associar metadados com objetos de mídia na web, o objetivo principal é desenvolver novas estratégias de recomendação de tags que englobem diversos aspectos do problema, como relevância, novidade e personalização.

 

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Título: Geração automatizada de tutoriais a partir de sites de perguntas e respostas

Professor e estudante: Marcelo de Almeida Maia; Adriano Mendonça Rocha

Resumo: A proposta busca aproveitar o conteúdo de sites de perguntas e respostas para produzir de forma automática uma documentação estruturada no formato de um tutorial para os desenvolvedores de software. Os tutoriais serão uteis, pois, no geral, a documentação das tecnologias de desenvolvimento de software carece de exemplos didáticos, algo muito frequente nos sites de perguntas e respostas.

 

Universidade Federal do Rio Grande (UFRG)

Título: Estações autônomas de baixo custo para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras

Professor e estudante: Jorge Arigony-Neto; Guilherme Tomaschewski Netto

Resumo: Este projeto propõe novos métodos para o monitoramento das geleiras através de uma rede de equipamentos de baixo custo de código aberto que permite acompanhar de forma periódica os impactos climáticos nas geleiras através da transferência remota de dados.

 

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Título: Mapeamento de grafites a partir de dados do Google Street View

Professor e estudante:  Ricardo Matsumura de Araujo; Glauco Roberto Munsberg

Resumo: Os pesquisadores usarão dados do Google Street View para mapear de forma automatizada os grafites de rua, com o objetivo de permitir compreender a evolução e relações geográficas entre diferentes tipos de grafites. Para detectar e localizar os grafites nas imagens do Street View, o plano é usar técnicas de Machine Learning, em particular as redes neurais convolucionais.

 

Universidade de São Paulo (USP)

Título: Eliminando obstáculos: incluindo pessoas com deficiência visual em modelos de cooperativa

Professor e estudante: Anarosa Alves Franco Brandão; Leandro Luque

Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver e testar um modelo de software para ajudar na inclusão de pessoas com deficiência visual em cursos relacionados à matemática, computação e engenharia, bem como no mercado de trabalho.

 

Universidade de São Paulo (USP)

Título: Modelos de Ruídos para Melhorar Técnicas de Digitação Ininterrupta com os Olhos

Professor e estudante: Maria da Graça Campos Pimentel; Raíza T. S. Hanada

Resumo: A pesquisa espera melhorar as ferramentas de entrada de texto baseadas no olhar usados por pessoas com deficiências motoras como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) para se comunicar ao modelar seus ruídos característicos, para alcançar taxas de entrada mais altas e reduzir a fadiga ocular devido a erros de digitação.

 

Universidade de São Paulo (USP)

Título: Melhorando a Aprendizagem por Reforço Aprofundado por meio da Transferência de Conhecimento

Professor e estudante: Anna Helena Reali Costa; Ruben Glatt

Resumo: O projeto foca em melhorar o desempenho de agentes em Aprendizagem por Reforço Aprofundado (Deep Reinforcement Learning) com o uso de abstrações, generalizações e Transferência de Conhecimento na área de Aprendizado de Máquina. O objetivo final é apresentar um novo algoritmo de DRL que pode aprender uma variedade de tarefas usando conhecimentos adquiridos com TL.

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Título: Triagem de Retinopatia Diabética Automatizada a partir de Imagens

Professor e estudante: Anderson Rocha; José Ramon Trindade Pires

Resumo: A pesquisa tem como objetivo reunir informações suficientes provenientes diretamente de dados, a fim de criar um sistema automatizado com tecnologias de ponta para uma triagem mais precisa, rápida e barata da retinopatia diabética, a principal causa de cegueira na população ativa.

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Título: Criptografia Homomórfica eficiente para computação na nuvem preservando a privacidade

Professor e estudante: Diego de Freitas Aranha; Hilder Vitor Lima Pereira

Resumo: O projeto passado envolvia o desenvolvimento de algoritmos de Machine Learning que pudessem ser executados sobre dados cifrados por um servidor na nuvem. A ideia é que os clientes pudessem cifrar seus dados antes de enviá-los à nuvem, por questões de segurança, e que a nuvem pudesse processar os dados mesmo assim, sem precisar decifrá-los. O objetivo foi alcançado e dois algoritmos foram desenvolvidos. Este ano, o projeto visa usar estruturas matemáticas para otimizá-los, fazendo que eles sejam mais rápidos e consumam menos memória.

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Título: Triagem automatizada confiável de melanoma para o mundo real

Professor e estudante: Eduardo Alves do Valle Junior; Michel Silva Fornacial

Resumo: O objetivo do projeto é usar o Machine Learning para criar um sistema de triagem automatizado para diagnosticar o melanoma, a principal causa de morte por câncer de pele, usando imagens das lesões.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Geração automática de sinopses de vídeos com redes neurais convolucionais e recorrentes

Professor e estudante: Rodrigo Coelho Barros; Jônatas Wehrmann

Resumo: Este projeto busca desenvolver um método capaz de gerar automaticamente sinopses de vídeos. Os avanços propostos neste projeto podem beneficiar tarefas como a sumarização de vídeos, geração automática de tags e filtragem inteligente de vídeos baseada em conteúdo.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Título: Raciocínio automático sobre cláusulas normativas em contratos

Professor e estudante: Felipe Meneguzzi; João Paulo Aires

Resumo: O estudo tem como objetivo automatizar parte do processo de criação e verificação de contratos. Com isso, será possível identificar conflitos entre cláusulas e inconsistências no contrato, o que vai permitir a prevenção de erro humano na criação de contratos.