Pesquisa Reitoria: Começa o envio das urnas para as 83 seções de votação

21/09/2015 - 11:26  •  Atualizado 22/09/2015 16:55

A Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) para a Reitoria 2016-2020 iniciou na manhã desta segunda-feira, 21, o trabalho de envio das urnas e cédulas para as 83 seções onde a comunidade universitária poderá votar nesta terça-feira, 22. Além dos quatro campi (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus) e suas unidades, como Jerônimo Monteiro, Rive e Aracruz, também haverá urnas nos polos de ensino a distância.

A apuração dos votos será realizada pelos próprios membros da CCP com início programado para 8 horas do dia 23 de setembro. A Central de Apuração será no campus de Goiabeiras e o trabalho transmitido ao vivo, pela internet, no site pesquisareitor.ufes.br . Ao final da apuração de cada seção, um boletim será divulgado.

Cálculo

Pelas normas da pesquisa, será feito o cálculo percentual de quantos votos cada uma das três chapas recebeu em cada segmento, incluindo-se os votos brancos e nulos. A contagem da pontuação final de cada chapa vai ser feita somando-se os percentuais Apuração dos votos tem início no dia 23 obtidos em cada categoria multiplicado por 1/3, que é fator de  ponderação para cada segmento.

De acordo com o professor do Departamento de Matemática e membro da Comissão da Pesquisa, Etereldes Gonçalves Júnior, caso uma chapa tenha 20% dos votos dos estudantes, 30% dos votos dos técnico-administrativos e 55% dos votos dos docentes, somam-se esses percentuais e multiplica-se pelo fator de ponderação 1/3. Assim a pontuação final da chapa seria 105 x 1/3 = 35%.

Caso outra chapa tenha 30% dos votos dos estudantes, 60% dos votos dos técnico-administrativos e 10% dos votos dos docentes, somam-se esses percentuais e multiplica-se pelo fator de ponderação 1/3. Assim a pontuação final da outra chapa seria 100 x 1/3 = 33,3%.