Pesquisa ouve trabalhadores do Hospital Universitário

04/12/2015 - 16:30  •  Atualizado 11/12/2015 13:31
Uma pesquisa de opinião teve início na última segunda-feira, 7, colhendo avaliações e sugestões de todos os trabalhadores do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam). A pesquisa objetiva realizar diagnósticos sobre o clima e a cultura organizacional no hospital, a partir das opiniões manifestadas pelos trabalhadores da unidade. O trabalho está sendo desenvolvido por uma comissão nomeada pela portaria 2383/15 do Gabinete do Reitor.

A pesquisa pretende ouvir todos os trabalhadores do Hospital Universitário, colhendo avaliações sobre os processos de trabalho em todos os setores, além de opiniões sobre as relações interpessoais e as condições dos espaços físicos. Assim, o objetivo da pesquisa é elaborar diagnósticos sobre a realidade do hospital, e propor diretrizes para o aperfeiçoamento das práticas de trabalho e de convivência entre os servidores.

Cada trabalhador está recebendo a visita de um entrevistador no próprio local de trabalho e, com a sua concordância, pode responder ao questionário em poucos minutos. O entrevistador está com um crachá de identificação assinado pela comissão. A pesquisa é individual e, ao final, o entrevistado pode se certificar de que o seu anonimato será assegurado.

A comissão buscará, a partir das informações obtidas, apresentar à Administração Central da Ufes e do Hospital Universitário as principais percepções dos participantes da pesquisa, com indicativos para a melhoria das condições de trabalho, do bem-estar no exercício de cada função, bem como a harmonia entre as pessoas que fazem o hospital cumprir a sua missão.

A comissão solicita que todos participem da pesquisa, para que seja possível aperfeiçoar, humanizar e modernizar o ambiente organizacional do Hucam. De acordo com a comissão, a participação de todos é fundamental para se alcançar a melhoria das condições de vida e trabalho e o desenvolvimento do hospital. Para a comissão, esta é uma tarefa de todos. “Participe, avalie, opine e apresente sugestões. A universidade e o hospital querem ouvir os seus trabalhadores”, propõe.

A Comissão para Realizar o Diagnóstico do Clima e da Cultura Organizacional do Hucam é composta pelos servidores Celia Regina Coutinho da Cruz Fanzeres, Carolina Nascimento Santos Magnago, Denilda Littike, Jackeline Frade Agrizzi, Marcelo Rosa Pereira, e Rosilene Nilo dos Santos Fantoni.

Texto: Luiz Vital