Paulo Canedo abre I Seminário Chuvas no Espírito Santo, nesta terça

12/05/2014 - 18:37  •  Atualizado 13/05/2014 18:15

Por Letícia Nassar

Começa nesta terça-feira, dia 13, o I Seminário “Chuvas no Espírito Santo: compreensão, prevenção e enfrentamento”. O evento é uma parceria entre a Universidade e a Assembleia Legislativa do Estado e tem como objetivo discutir propostas que minimizem os estragos causados pela chuva no Espírito Santo.

A abertura do evento será na Assembleia Legislativa, às 19h30, com a conferência sobre o tema “A importância das políticas públicas de redução de risco”, com o professor e coordenador do Laboratório de Hidrologia do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Canedo (foto).

Canedo foi responsável por elaborar um projeto de recuperação ambiental do distrito de Xerém, na Baixada Fluminense, onde um temporal provocou destruição e deixou cerca de 5 mil desabrigados em janeiro de 2013.

Nos dias 14 e 15, o Seminário terá continuidade no Cine Metrópolis, no campus da Ufes em Goiabeiras, das 8h30 às 17 horas. Dentre os palestrantes convidados estão professores e pesquisadores da Ufes e das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de representantes de órgãos públicos e entidades civis que são ligadas às ações de prevenção e enfrentamento das consequências provocadas por fortes chuvas. Dentre os palestrantes estão: José Antônio Aravequi (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/INPE); José Geraldo Ferreira da Silva (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper); Ethel Maciel (vice-reitora da Ufes); Antônio Sergio Ferreira Mendonça e Antônio Celso de Oliveira Goulart (Ufes); Francisco Dourado (UERJ); Davi Casarin (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Seama); Capitão Armin Braun (Defesa Civil Nacional); Rodrigo Moratelli (Defesa Civil de Santa Catarina); Coronel D’Isep (Defesa Civil do Espírito Santo) e Leonardo Deptulski (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo - Amunes).

A programação completa do evento está disponível no site www.eventos.ufes.br/chvasnoes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas também no site ou pelos telefones 3382-5220 e 3382-3807.