Pós-Graduação em Saúde Coletiva cria programa de divulgação científica

25/05/2016 - 17:42  •  Atualizado 30/05/2016 16:36

A Ufes ganha um novo recurso de divulgação científica na área da saúde. Trata-se do Projeto VideoSaúde - ES, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O objetivo é divulgar vídeos relacionados à saúde, oferecendo aos profissionais da área e à sociedade em geral, informações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

“O Projeto atua na pesquisa, captação de recursos financeiros, catalogação, produção, distribuição e divulgação de produtos audiovisuais, além de contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o coordenador do PPGSC, Adauto Emmerich.

Atualmente, o acervo do Video-Saúde-ES é composto por mais de 200 vídeos. Partos, contaminação, saúde do trabalhador e doenças de chagas são alguns temas que poderão ser consultados. O sistema oferece ainda o serviço de cópias dos vídeos para prefeituras, escolas, profissionais e organizações não governamentais (ongs) de todo o Estado.

O VideoSaúde-ES é desenvolvido em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que colocou à disposição da Universidade o documentarista Sérgio Brito para coordenar e acompanhar os trabalhos.

Outro recurso que o programa de Saúde Coletiva disponibiliza é o canal Videosaude – regional/es ppgsc - ufes, que pode ser acessado pelo YouTube. Nele são veiculados trabalhos científicos, palestras, conferências, seminários, pesquisas e outras produções desenvolvidas pelo PPGSC, que poderão ser compartilhados de forma gratuita.

Mídia

Preocupados em como os grandes meios de comunicação veiculam reportagens sobre saúde, o PPGSC também criou o projeto Observatório da Saúde na Mídia (OSM), que consiste em realizar análises dos conteúdos jornalísticos sobre o SUS e temas relacionados com à saúde.

O professor Emmerich ressalta que, entre as linhas de pesquisa do PPGSC, está Comunicação e Saúde. Daí a importância de observar quais são os valores que os meios de comunicação de massa passam para sociedade na área da saúde. “Fazer a leitura crítica da mídia facilita rever determinadas práticas no campo da saúde e contribui pela democratização da comunicação na sociedade em geral, principalmente na área da saúde coletiva ”, enfatiza Emmerich.