Oficina de Teatro da Ufes estreia primeiro espetáculo neste domingo, 17

15/09/2023 - 17:51  •  Atualizado 18/09/2023 10:08

A tensão entre a defesa da cultura de uma escola de samba e a viabilização de subsídios que mantêm a agremiação. Este é o tema central do espetáculo Cinzas de um carnaval, primeira peça encenada pelos 15 participantes da Oficina de Teatro da Ufes, realizada em parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult/Ufes) e o grupo teatral Repertório de Artes Cênicas, de Vitória. A estreia acontece neste domingo, dia 17, às 17 horas, no Teatro Universitário (campus de Goiabeiras). A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria do Teatro a partir das 16 horas.

O espetáculo é resultado do exercício cênico praticado no Módulo I em Práticas Teatrais, atividade da oficina Técnicas básicas para composição da cena, que teve início no mês de maio. Durante as aulas, os participantes trabalharam temas como consciência corporal e espacial; expressividade e comunicação; presença e criatividade.

Diversidade

Coordenadora da oficina ao lado da diretora Nieve Matos (que assina o texto junto com o diretor Fernando Marques), a atriz e produtora cultural Erica Vilhena conta que o processo de montagem da peça foi fluido e define os alunos como “muito disponíveis e participativos”. “Utilizamos o Processo Colaborativo, no qual todos são coautores do resultado final, uma vez que cada um defende sua perspectiva sobre a cena/trabalho dentro do todo da encenação”, diz.

A primeira turma da oficina conta com 15 integrantes, dos quais 80% são estudantes da Ufes e participantes do Programa de Assistência Estudantil (Proaes) da Ufes. Segundo Vilhena, a equipe é diversificada tanto em faixa etária quanto em experiência teatral, contando com pessoas que já fizeram curso técnico de teatro ao lado de gente que nunca havia pisado em um palco ou entrado em um teatro: “Essa miscelância é muito rica e potente, tanto no que tange à troca de conhecimento, quanto à renovação de técnicas e habilidades”.

Continuidade

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, explica que esta ação de formação livre integra o núcleo artístico do Teatro e que a ideia é dar continuidade ao projeto, visando à criação do Grupo de Teatro Universitário. “Esse espetáculo vai impulsionar o movimento que é direcionado aos alunos”, ressalta.

As informações sobre o Módulo II serão repassadas ao público no domingo, durante a estreia de Cinzas de um carnaval. A nova oficina será uma continuidade para os alunos que já estão cursando e uma nova oportunidade para quem se interessar em participar do grupo. “Desejamos que todos se divirtam e venham fazer o segundo módulo conosco, assim como receber os novatos”, conclui Vilhena.

De acordo com Borges, a ideia é estender os módulos para os campi de São Mateus e Alegre a partir de outubro.

Texto: Adriana Damasceno