Nova exposição da Galeria de Arte e Pesquisa reúne 23 artistas e diversas linguagens

05/09/2023 - 11:12  •  Atualizado 06/09/2023 14:35

Artistas finalistas e recém-formados nos cursos de Artes Visuais e Artes Plásticas da Ufes expõem suas obras a partir desta terça-feira, 5, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), no campus de Goiabeiras. As produções integram a edição 2023 da mostra Graduartes, que todos os anos reúne os trabalhos de conclusão de curso dos estudantes.

A abertura acontece às 17 horas, com participação do Coral da Ufes. A exposição fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, até o dia 29 de setembro. É possível agendar visitas para grupos por este e-mail.

Nesta edição, devido ao hiato provocado pela pandemia de covid-19, a Graduartes compreende as produções de egressos de 2021 e 2022, além dos formandos de 2023, totalizando 23 artistas. Além de apresentar suas obras, os expositores participarão de uma série de palestras a respeito da pesquisa e do processo de criação. A programação será divulgada em breve no Instagram da GAP.

Dentre as obras, há trabalhos de diversas naturezas – pinturas, instalações, vídeos, desenhos, painéis, fotografias, lambes, obras mistas, entre outras linguagens. Segundo a coordenadora da GAP, Isabela Frade, que divide a curadoria da mostra com os professores Gilca Flores e Yiftah Peled, não há um tema ou um conceito que resuma o coletivo dos trabalhos.

“As obras são muito diferentes porque são frutos de pesquisas diversas. O que o público poderá conferir é a pluralidade abarcada pelos cursos de Artes Visuais e Artes Plásticas. Há uma amplitude de perspectivas, com vários processos investigativos”, explica a coordenadora.

Maturidade

Para Frade, um elemento importante dos trabalhos é a base teórica da qual se originam. “São obras consistentes, que têm um vigor, porque foram feitas durante um período já de maturidade dos estudantes. São trabalhos com âmbito reflexivo, julgados por bancas de docentes”, afirma.

Além de funcionar como uma vitrine para os formandos, que têm a oportunidade de apresentar sua produção ao público capixaba em um espaço como a GAP, a mostra transmite, na prática, a experiência de organização de uma exposição coletiva. “Desde uma seleção do que mostrar e de como mostrar a obra diante de outros trabalhos, até entrar em acordos com os outros artistas”, diz.

Texto: Leandro Reis