Nemps promove debate sobre Saúde da População LGBT nesta quarta, 15

14/06/2016 - 17:47  •  Atualizado 14/06/2016 17:47
Compartilhe

O Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps) promove nesta quarta-feira, 15, uma discussão sobre o tema Saúde da População LGBT.

O debate faz parte das atividades do projeto "Tecendo Saberes", coordenado pela professora do Departamento de Serviço Social, Ana Targina Rodrigues Ferraz. O grupo de estudos é um espaço de troca de conhecimentos, experiências e divulgação de temas relacionados aos movimentos sociais e participação popular entre professores, estudantes, militantes de movimentos sociais e a comunidade de forma geral.

Nesta edição, o evento contará com a participação da professora do Departamento de Enfermagem, Léia Damasceno de Aguiar Brotto; do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes; Pablo Rocon e da militante do Fórum Estadual LGBT, Natália Becher.

Para Pablo Rocon, "a orientação sexual e a identidade de gênero são importantes determinantes sociais da saúde e do adoecimento. Nesse sentido, as políticas de saúde destinadas à população LGBT buscam intervir nesses determinantes de modo a orientar trabalhadores e gestores do SUS na produção do cuidado em saúde à população LGBT".

Ele destaca ainda que o Ministério da Saúde lançou há cerca de cinco anos a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, que se somou a algumas políticas, tais como a do processo transexualizador criado em 2008 e reatualizado em 2013.

"Como se tratam de políticas recentes, o encontro proporcionado pelo Tecendo Saberes permite a possibilidade de divulgar e debater ações importantes à promoção da saúde e dignidade humana. Além disso é preciso considerar que a implantação do processo transexualizador do SUS no Espírito Santo torna o momento profícuo à essa discussão", afirma.

O evento acontecerá às 16 horas no auditório Rosa Maria Paranhos, campus de Maruípe.

Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas pelo e-mail nemps.ufes@gmail.com , pelo telefone 3145-5301 ou pelo perfil do Nemps no Facebook.