Neab publica nota de repúdio às atitudes racistas sofridas pelo professor Gustavo Forde

03/05/2019 - 15:35  •  Atualizado 03/05/2019 15:40

Nota de repúdio em desagravo às atitudes racistas sofridas pelo professor Gustavo Forde
Racistas não passarão!!

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (NEAB/Ufes), vem a público manifestar o mais profundo sentimento de repúdio a mais um caso de racismo contra a população Negra. As atitudes racistas dispersadas contra o Prof. Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde publicadas por meios digitais como ato de desagravo à um trabalho imensurável e grandioso sobre a contribuição do Movimento Negro no Estado do Espírito Santo necessitam ser devidamente denunciadas e apuradas.

Apresentamos nossa ciência de que, é inaceitável o silêncio por parte da opinião pública e a omissão do Estado, quando o caso identificado cerceia a liberdade de expressão, a dignidade e deprecia a pessoa humana a partir de atitudes violentas que imputam a condição de cor ao estigma de poder estabelecido.

Como integrantes desta universidade, NÓS, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufes e os demais participantes deste manifesto, militantes, pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, ativistas, membros e membras do serviço público, membros e membras do poder público encaramos esses dados com total indignação e repúdio, e nos posicionamos em apoio solidário ao Prof. Dr. Gustavo Henrique de Araújo Forde, integrante deste corpo docente, Pró-Reitor nesta instituição, pesquisador deste Núcleo, na espera de que o crime de RACISMO seja devidamente apurado, escurecido e que sejam tomadas todas as providências.

Consideramos que, seja urgente apresentarmos o esforço de nosso comprometimento sobre a incidência dos conflitos raciais que assolam nossa população e impedem o reconhecimento da pessoa humana em detrimento de sua cor, raça ou pertencimento social.

Vitória, 03 de maio de 2019.

Profª. Drª. Patrícia Gomes Rufino Andrade
Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Universidade Federal do Espirito Santo