Neab participa de Encontro da Rede de Pesquisadores Nova Cartografia Social

14/09/2023 - 11:31  •  Atualizado 18/09/2023 17:08

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes (Neab), juntamente com cinco grupos de pesquisa de outras universidades, realiza entre os dias 18 e 22 de setembro o Encontro da Rede de Pesquisadores Nova Cartografia Social. O evento abordará o tema A construção de conhecimentos em situação de conflito e será realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira (BA).

A proposta do encontro é apresentar os contextos de pesquisa em situação de conflito, analisando de que maneira a produção de conhecimento do Projeto Nova Cartografia Social tem auxiliado na organização social de povos e comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, fundos de pasto, entre outras. Outro objetivo é levantar dados sobre como os impactos produzidos pelo modelo de produção energética interferem nos territórios e na vida das comunidades.

O evento contará com a participação de povos e comunidades tradicionais e dos grupos de pesquisa do Projeto Nova Cartografia Social, que estão localizados em universidade públicas da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Amazonas e Pará, além do Espírito Santo.

Nos últimos dois dias, o debate tem como tema central os grandes empreendimentos de produção energética e as consequências decorrentes dos barramentos de rios, da implantação de parques de energia renovável (eólica e solar), da expansão de termelétricas à base de combustíveis fósseis e biocombustíveis, da exploração de petróleo na Foz do São Francisco e da ameaça de construção de uma central nuclear em suas águas. Participarão deste momento organizações da Colômbia e da Indonésia, ampliando o debate de modelos de produção energética em uma perspectiva global.

Veja a programação completa no perfil do evento no Instagram.

Grupos e projetos

Além do Neab/Ufes, o encontro é organizado pelos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos em Agroecologia e Nova Cartografia Social (UFRB), o Grupo de Pesquisa em Ecologia Humana (Universidade do Estado da Bahia - Uneb); o Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (Universidade de Pernambuco - UPE), o Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) e o Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes).

Atualmente, esses grupos são responsáveis pelos projetos Nova Cartografia Social de Comunidades Quilombolas do Nordeste: Fortalecimento de Centros de Ciências e Saberes e Articulação de saberes, resistência e impactos de grandes empreendimentos em comunidades tradicionais nos estados da BA, RN, PE, MG e ES.

Com informações do Neab/Ufes