Naufes promove debate sobre ações para pessoas com deficiência

22/04/2019 - 17:41  •  Atualizado 23/04/2019 17:57

O Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) realiza nesta terça-feira, 23, às 14 horas, um debate sobre as diversas questões relacionadas ao acesso e à permanência das pessoas com deficiência na universidade.O evento, que é aberto ao público, será realizado na sala 5 do IC-4, no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Esta e outras matérias são destaque na edição 541 do jornal Informa que circula nos campi da Ufes. Clique aqui e acesse o jornal na íntegra.

De acordo com o coordenador do Naufes, Douglas Ferrari, a proposta é apresentar as ações de acessibilidade que o setor desenvolve na Ufes. Para o debate, o coordenador espera a participação de pessoas com deficiência e seus familiares, coordenadores e integrantes de núcleos de educação especial dos municípios, de secretarias de Educação e da área social, e de conselhos da pessoa com deficiência, bem como de instituições e profissionais que trabalham na área.

Os projetos do Naufes contemplam estudantes com deficiências física, auditiva, visual e intelectual, deficiências múltiplas, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação.

No primeiro semestre letivo de 2019, ingressaram 45 estudantes com deficiência na Ufes, totalizando 149 que recebem atendimento social do Naufes e suporte acadêmico. O Núcleo conta com 19 monitores nos campi de Goiabeiras e Maruípe e oito no de Alegre – no de São Mateus não há demanda. Todos recebem treinamento para atuação em sala de aula, produção de material, mobilidade e outras ações.

Os monitores também realizam tradução de textos para vídeos e desenvolvem atividades no Laboratório de Educação Física Adaptada, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). O Naufes promove ainda mediações com os colegiados de cursos que possuam estudantes com deficiência, propondo adaptações para atender às necessidades desses alunos.

Texto: Luiz Vital