Melhorias e grandes espetáculos marcam o início da temporada no Teatro Universitário

13/03/2014 - 18:15  •  Atualizado 17/03/2014 18:52

Por Thereza Marinho e Julia Grillo, com foto de Thaiana Gomes (*)

O Teatro Universitário abre a temporada de 2014 no próximo sábado, dia 15, com melhorias para o público e para os artistas. Durante o recesso de final de ano, foram realizadas intervenções como a troca do revestimento das cadeiras, reposicionamento da cabine de áudio e luz e melhorias na ribalta (parte dianteira do palco, onde ficam os refletores), possibilitando acesso ao palco nas laterais e aumentando a área de circulação.

Também foi ampliada a distribuição da carga do sistema elétrico e realizada a manutenção preventiva nos sistemas de refrigeração central e de segurança contra incêndios.

Para este ano ainda estão previstas a substituição do elevador social e a aquisição e montagem de um elevador de carga.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, afirma que as melhorias

têm o objetivo de manter o Teatro da Ufes no circuito nacional de espetáculos

com qualidade. “Com isso, ganha não só a Ufes, mas toda a sociedade capixaba. Os equipamentos de som e luz e os mecanismos de palco estão dentro dos padrões dos melhores teatros do Brasil. Assim, proporcionamos boas condições técnicas aos artistas e produtores, além de conforto ao público espectador”, destaca.

Incêndios

A peça que abre a temporada, com sessões nos dias 15 e 16 de março, é a versão nacional de Incêndios, com montagem de Aderbal Freire-Filho e com a atriz Marieta Severo no elenco. A peça, escrita por Wajdi Mouawad em 2003, já virou longa-metragem indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e tem versões teatrais premiadas ao redor do mundo.

A peça conta a saga da árabe Nawal, cuja vida é atravessada por décadas de uma guerra civil que parece nunca ter fim. Quando morre, deixa em testamento uma difícil missão para seu casal de filhos gêmeos: encontrar o pai e também um irmão perdido em seu remoto passado no Oriente.

O segundo espetáculo, que será apresentado nos dias 29 e 30 de março, é Bibi - Histórias e Canções, com Bibi Ferreira cantando músicas ecléticas em gêneros e idiomas, com a companhia de uma orquestra de 21 músicos do estado do Espírito Santo regida pelo Maestro Flávio Mendes. A artista intercala histórias de suas sete décadas de carreira com a apresentação musical, que tem um variado repertório brasileiro e passeia pelo fado, tango, ópera, musical americano e repertório de Edith Piaf.

Incêndios

Com Marieta Severo, Felipe de Carolis, Keli Freitas, Kelzy Ecard, Márcio Vito, Isaac Bernart, Fabianna de Mello e Souza e Julio Machado.

Dias e horários: 15 de março, 21h; 16 de março, 17h.

Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)

Bibi - Histórias e Canções

Com Bibi Ferreira

Dias e horários: 29 de março, 21h; 30 de março, 19h.

Ingressos: R$ 140,00 (inteira) e R$ 70,00 (meia)

(*) Bolsista de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho