Livro sobre vida de Augusto Ruschi é lançado nesta sexta-feira, na Ufes

03/12/2015 - 16:39  •  Atualizado 04/12/2015 18:11

O “Catálogo do acervo textual de Augusto Ruschi no Instituto Nacional da Mata Atlântica” será lançado nesta sexta-feira, dia 4, às 19h30, na sede da Associação dos Docentes (Adufes), no campus de Goiabeiras, Vitória. O lançamento será feito pelos autores, a doutoranda Alyne dos Santos Gonçalves e o mestrando Marcello França Furtado, do Programa de Pós-Graduação em História. O evento faz parte das comemorações organizadas pela Ufes pelo centenário de nascimento – completado este ano – do cientista, professor, biólogo e ambientalista Augusto Ruschi.

A obra, com 452 páginas, é resultado de cuidadoso trabalho de pesquisa dos autores sobre os documentos produzidos e mantidos pelo naturalista capixaba no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, criado por ele na cidade de Santa Teresa, e transformado em Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). O catálogo é resultado de pesquisa histórica e do tratamento arquivístico de parte significativa dos documentos produzidos e mantidos por Ruschi entre os anos de 1930 e 1980. Este patrimônio apresentado no catálogo, de acordo com os pesquisadores, constitui a memória científica, cultural e ambiental do ambientalista, e que está sob a guarda do INMA.

Doutor Honoris Causa

Ainda como parte da programação de homenagens da Ufes pelo centenário de Ruschi, o Conselho Universitário da instituição decidiu conceder, em sessão realizada no último dia 26, o título de Doutor Honoris Causa, em memória, ao ecologista. O título é atribuído a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

De acordo com o reitor Reinaldo Centoducatte, a decisão do conselho é um reconhecimento à vida e à obra do pesquisador capixaba, que se notabilizou internacionalmente pelos estudos que produziu sobre a fauna e a flora, especialmente sobre os colibris e a biodiversidade da Mata Atlântica. Ruschi nasceu em 12 de dezembro de 1915 no município de Santa Teresa, e morreu em 3 de junho de 1986, em Vitória.

Texto: Luiz Vital