Livro relata experiências do Programa de Residência Pedagógica durante a pandemia

22/11/2023 - 18:29  •  Atualizado 24/11/2023 14:37

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lança no dia 27 de novembro o livro Residência Pedagógica – aprendizagens e desafios em tempos de pandemia, sobre a segunda etapa do Programa Residência Pedagógica. O evento acontecerá das 10 às 11 horas, no Auditório Carlos Drumond de Andrade, localizado na Biblioteca Central da Ufes, e contará com a apresentação da obra e o compartilhamento de experiências vivenciadas em alguns subprojetos do Programa.

Os interessados da comunidade acadêmica e do público em geral poderão se inscrever no dia e local do lançamento, durante o qual serão distribuídos alguns exemplares do trabalho. Posteriormente, o livro será disponibilizado em formato e-book, com acesso livre, e em formato impresso, disponível para venda pela Editora Pedro & João.

“No primeiro eixo da obra, produzida no período da pandemia, são tecidos diálogos com a produção de Paulo Freire, relacionando-a à educação escolar em cenários pandêmicos. Já no segundo são apresentados artigos que abordam experiências com esses subprojetos e sistematizam as reflexões, construções e desafios vividos na relação teoria-prática dos processos formativos do Programa Residência Pedagógica”, explica Kalline Aroeira, organizadora da obra e coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica.

A produção coletiva contou com a participação de docentes orientadores da Ufes, professores colaboradores das instituições escolares públicas nas quais o Programa é implementado, e estudantes dos seguintes subprojetos: Arte, Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Licenciatura em Educação do Campo, Língua Portuguesa, Pedagogia, Química, Multidisciplinar Física/Matemática/Ciências Biológicas, Multidisciplinar Ciências Biológicas/Física, e Sociologia.

Política nacional

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A iniciativa colabora diretamente com a formação dos estudantes, contribuindo para o fortalecimento da unidade entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Atualmente o PRP está em sua terceira fase e já contou com a participação de mais de 750 estudantes da Ufes.

Texto: Nábila Corrêa