Livro e mostra fotográfica “Artificialidade” aborda a realidade do sistema prisional

04/03/2016 - 16:08  •  Atualizado 04/03/2016 16:08
Compartilhe

A especialista em Direito Público e mestre em Política Social pela Ufes, Bruna Bolonha de Menezes, lança na próxima terça-feira, dia 8, o livro e a exposição fotográfica “Artificialidade”, que aborda a realidade do sistema prisional.

O evento é aberto ao público e será realizado a partir das 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória.

Segundo Bruna, “Artificialidade” é um projeto que pretende abordar as questões e condições a que estão submetidos os internos, destacando o aspecto humano dos encarcerados. O livro conta com 30 imagens realizadas no presídio de Xuri, em Vila Velha. Doze delas estarão apresentadas na mostra fotográfica.

"A ideia do projeto surgiu das minhas experiências profissionais e acadêmicas, nas quais pude perceber a violência do sistema prisional e que as consequências do encarceramento são levadas pelos internos por toda a vida, considerando que a privação de liberdade, por si só, resulta na despersonalização e artificialização dos sujeitos aprisionados", afirma.

Complexidade

Por meio do projeto, Bruna pretende dar à sociedade a oportunidade de observar a questão prisional por outro ângulo. “O cárcere não pode continuar a ser utilizado como resposta à criminalidade e à violência, que são complexos e multicausais. É preciso atentar-se que nada de bom acontece no confinamento”, destaca.

Após o lançamento, a exposição poderá ser visitada até o dia 16 de abril, de terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

A Casa Porto das Artes Plásticas fica localizada na praça Américo Poli Monjardim, Centro.

 

Texto: Thereza Marinho, com informações da Prefeitura de Vitória