Lista com classificados para 2ª etapa do VestUfes será divulgada nesta sexta, 15

14/01/2016 - 11:05  •  Atualizado 15/01/2016 14:18

A divulgação da listagem com os candidatos habilitados para a segunda etapa do VestUfes 2016 está prevista para esta sexta-feira, dia 15, a partir das 17 horas. O anúncio é aguardado pelos 17.652 candidatos que continuam na disputa pelas 3.834 vagas ofertadas em 73 cursos da Universidade.

A lista será disponibilizada para consulta na página da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV): www.ccv.ufes.br . A previsão é que o resultado final do VestUfes 2016 seja divulgado no dia 22 de janeiro.

Segundo a coordenadora administrativa da CCV, Ana Claúdia Locateli, essa divulgação somente pode ser feita após o anúncio do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), já que a Ufes utiliza o exame como a primeira etapa do seu processo seletivo. “O Enem foi realizado em outubro e as provas da segunda etapa foram realizadas em dezembro de 2015. Entretanto, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só liberou hoje (dia 14) para as Universidades as notas do Enem 2015. Somente a partir daí é que podemos divulgar nossos resultados”, explicou Locateli.

Com 23.579 inscritos, o VestUfes 2016 teve uma abstenção de 25,14%, índice menor que o do ano anterior, que foi de 27,25%.  Deste total, 11.039 candidatos optaram pelo sistema de reserva de vagas, que destina 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, e 688 participaram do processo seletivo na condição de treineiros, não concorrendo às vagas ofertadas.

Após a divulgação do resultado final, os aprovados devem observar o edital de cadastramento e matrícula referente ao 1º e 2º semestres letivos de 2016, que serão publicados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), órgão responsável pela matrícula, no endereço eletrônico www.prograd.ufes.br.

Texto: Hélio Marchioni