Jornal Informa: Ufes realiza 2º Workshop Internacional de Plastinação

A edição 524 do jornal Informa, que está circulando nos campi da Ufes (clique aqui para ler a edição completa), destaca que o Museu de Ciências da Vida da Ufes realiza entre os dias 1º e 4 de agosto, das 8 às 17 horas, o 2º Workshop Internacional de Plastinação. O evento será realizado no Laboratório de Plastinação do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Maruípe.

A plastinação é uma técnica que consiste em extrair os líquidos corporais, como água e lipídios, por meio de métodos químicos - evitando que haja a decomposição dos materiais -, substituindo-os por resinas elásticas de silicone. Esta técnica tem como vantagem a conservação dos corpos, sem necessidade de manutenção. O método também permite que sejam expostos músculos, veias, cérebro e sistema nervoso sem qualquer risco de dano aos corpos e sem necessidades de câmaras frias para a conservação, fazendo com que o público tenha uma visão mais próxima do real de um corpo em vida. O laboratório de Plastinação da Ufes dedica esforços para expandir essa técnica para todo o país, com o objetivo de popularizar o conhecimento sobre anatomia.

O evento contará com palestras, discussões teóricas e também um “hands-on-training”, que consiste em um treinamento no qual os participantes terão contato prático com a técnica e toda a estrutura de um Laboratório de Plastinação, enfocando a importância de sua instalação e funcionamento dentro da realidade brasileira.

 As palestras e treinamento serão ministradas pelos professores Carlos Baptista, da University of Toledo (USA), Athelson Stefanon Bittencourt, da Ufes, e Rafael Cisne de Paula, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de agosto através do site: https://goo.gl/1Hzpc9. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no endereço eletrônico http://mcv.ufes.br/workshop2017.

O jornal Informa traz ainda outros destaques desta edição:

- Qualificação: Resolução estabelece normas para afastamento de servidores
- Ufes matricula seu primeiro estudante com Síndrome de Down
- Estudantes da Ufes presentes na Competição Baja SAE Brasil
- Professor receberá prêmio internacional por contribuição à ciência e tecnologia
- Cia de Dança Andora Ufes representará a cultura brasileira na Itália
- Coral de Estudantes cantará a diversidade

Para ler esta e outras edições do jornal Informa, acesse http://comunicacao.ufes.br/edi%C3%A7%C3%B5es-2017 .

 

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.