Internacionalização: Conheça as atividades de profissionais da Ufes no exterior

A participação de profissionais da Ufes em eventos e atividades internacionais a convite, ou por terem seus trabalhos aceitos, é um reconhecimento do novo patamar que a Universidade vem alcançando com seus programas de mestrado e doutorado.

Conheça as atividades que estão sendo desenvolvidas por profissionais da Universidade em outros países, nesta segunda quinzena de junho:

Morte súbita de jovens

Dois projetos relacionados a problemas cardiovasculares são o motivo da visita técnico-científica de Ivanita Stefanon, professora do Departamento de Ciências Fisiológicas, à University of California, em Davis, nos EUA.

Segundo a pesquisadora, um deles relaciona-se ao estudo de uma disfunção genética, a Taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica (CPVT): "A CPVT pode causar a morte súbita em jovens com função cardíaca normal, em situação de repouso, mas especialmente durante situações que cursem com ativação do sistema nervoso autônomo simpático, como durante atividade física ou mesmo stress emocional", explica a pesquisadora.

A professora afirma ainda que essa doença cardíaca atinge uma pessoa a cada 10 mil. "Quando não tratada, a taxa de mortalidade é alta, podendo levar a óbito cerca de 31% de seus portadores, até a idade dos 30 anos”, conclui Ivanita.

Línguas estrangeiras na educação infantil 

O desenvolvimento das pesquisas sobre o Projeto de Extensão Línguas e Culturas na Escola será apresentado no IX Coloquio Internacional sobre Investigación em Lenguas Extranjeras, em Granada, Espanha. Atualmente, estudantes voluntários dos cursos do Departamento de Letras participam do projeto ensinando espanhol, inglês, italiano, francês e latim para as crianças de 1 a 6 anos, do Centro de Educação Infantil da Ufes (Criarte).

A coordenadora do projeto, Cláudia Lanis, professora do Departamento de Línguas e Letras, afirma que a participação no evento busca a inovação, excelência e consolidação da pesquisa no campo de estudo em linguagens: "Além de dar visibilidade ao projeto de extensão e à Ufes, também propiciará o contato com pesquisas recentes relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras".

Fósseis de répteis alados

A professora Taissa Rodrigues, do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), realizará visita técnico-científica ao Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia, em Pequim, China, onde dará prosseguimento aos trabalhos realizados em parceria com os pesquisadores do instituto chinês.

A colaboração entre os profissionais das duas instituições foi iniciada em 2010 e, segundo a professora, está levando a resultados significativos. "O estudo vem avançando bastante na descrição de novas espécies de pterossauros, incluindo a descoberta de ovos fossilizados desse grupo, em território chinês, o que tem relevância em nível internacional", afirmou Taissa.

Imagens em mídias sociais

A convite da Universidade Jesuíta de Guadalajara, o professor Fabio Goveia, do Departamento de Comunicação, irá participar do Seminário Anual de Atualização, promovido pelo Departamento de Estudos Socioculturais da universidade mexicana.

Segundo Goveia, o objetivo do evento será compartilhar conhecimentos e pesquisas desenvolvidos no Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), do qual é um dos coordenadores: "O tema central das atividades será os estudos sobre produção,  circulação e  consumo de imagens nas redes sociais digitais, como Twitter, Facebook, Instagram", afirmou o pesquisador, que ministrará o  seminário "As relações entre imagens e ativismo nas redes sociais".

Distribuição eficiente de aulas

O professor do Departamento de Computação Edmar Hell Kampke participará em Trieste (Itália) da ICCSA 2017, uma conferência anual de Ciência da Computação que visa divulgar os trabalhos científicos que demonstram a aplicação dos conhecimentos dessa área em outras, como Química, Agricultura e Matemática.

Segundo o professor, lotado no campus de Alegre, o artigo que irá apresentar busca solucionar, com o auxílio de algoritmos computacionais, o problema de tabela-horário de universidades, isto é, a distribuição de todas as aulas, de todos os cursos em um número limitado de horários e salas.

Também participará da conferência a professora Maria Claudia Boeres, do Departamento de Informática.

Cosmologia

Os professores Oliver Piattella e Julio Fabris, do Programa de Pós-Graduação em Cosmologia (PPGCosmo), irão participar do V Encontro Afro-Franco-Brasileiro, uma escola sobre física teórica, realizada, em Dangbo, no Benin. Piatella ministrará um minicurso sobre Introdução à Cosmologia, enquanto Fabris, coordenador do PPGCosmo, abordará o tema "Física dos Buracos Negros".   

Outro evento que contará com a participação dos pesquisadores é o RUSGRAV16, promovido, em Kaliningrado, pela Sociedade Gravitacional Russa, reunindo pesquisadores de física da gravitação.

Plataformas multissensoriais

O artigo sobre uma plataforma distribuída de apresentação de efeitos multissensoriais desenvolvida na Ufes será apresentado em Taipei, Taiwan,  na MMSys 2017, evento que integra diversas áreas de pesquisa como multimídia, sistemas operacionais, banco de dados e computação móvel.

A pesquisa traz resultados obtidos pelo doutorando de pós-graduação em informática Estêvão Saleme. Segundo o professor Celso Saibel, orientador de Saleme, o trabalho apresentado relaciona-se às aplicações interativas que ampliam a experiência sensorial no ambiente do usuário, produzindo, por exemplo, efeitos táteis e olfativos simultâneos aos efeitos audiovisuais.

Conheça as demais pesquisas e visitas-técnicas que serão realizadas neste período:

O professor Fabio Ribeiro, do Departamento de Agronomia (Ceunes), representará a universidade no evento AquaConSoil, em Lyon, na França.

Já o professor Giulliano Luchi, do Departamento de Medicina Especializada, participará do Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, em Paris, França. “É uma oportunidade de atualização nas áreas em que atuo: otologia e rinologia avançadas”, afirma Luchi.

Margareth Zaganelli, professora do Departamento de Direito, estará no XI Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bioetica, em Buenos Aires, Argentina.

O professor Marco Antonio Masioli, do Departamento de Prótese Dentária, participará do Congresso Internacional Interdisciplinário de Estomatologia, em Puebla, no  México.

Gabriel Luchini, professor do Departamento de Física, irá realizar visita técnico-científica à Universidad Nacional de La Plata, em Buenos Aires, na Argentina.

A professora Carla Cunha, do Departamento de Engenharia Elétrica, participará do evento ECOS 2017, em San Diego, EUA.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.