Instituições se unem para diminuir número de animais abandonados no campus

21/10/2014 - 10:39  •  Atualizado 22/10/2014 08:35

Um acordo de cooperação técnica será firmado entra a Ufes, a Prefeitura de Vitória e a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes) com o objetivo de prestar assistência e diminuir a população de animais abandonados no campus de Goiabeiras da Universidade. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 20 (foto), foram definidas as atribuições de cada instituição e ainda formas de conscientizar a população sobre o problema.

Atualmente, segundo informações da Sopaes, cerca de 20 cães e 300 gatos circulam pelo campus. A situação é agravada por pessoas que abandonam animais no local.

“Muitas vezes o animal doméstico é adquirido por impulso, quase como um brinquedo. Mas depois, quando se deparam com os cuidados necessários, muitas pessoas decidem se livrar do animal e abandoná-lo é a forma mais rápida de fazê-lo”, analisa o chefe de gabinete da Reitoria, Edebrande Cavalieri.

Controle

O veterinário e professor do Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Douglas Severo, afirma que é muito difícil evitar a circulação de animais nos campi universitários, mas é possível controlar a população.

“Nossa proposta é reduzir este número por meio da castração dos animais já existentes”, explica a representante da Sopaes, Lígia Diniz.

De acordo com o Termo de Cooperação Técnica, a Prefeitura de Vitória, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, será responsável pela captura dos animais e encaminhamento ao Hospital Veterinário da Ufes, localizado no campus de Alegre, onde será feita a castração e vermifugação dos animais por meio dos projetos de ensino, extensão e assistência, no curso de graduação em Veterinária. Passado o período de recuperação, os animais serão devolvidos ao campus de Goiabeiras. A Sopaes ficará responsável pela tutela dos animais, alimentação e encaminhamento para adoção, sempre que possível.

Monitoramento

Outra ação paralela terá o objetivo de coibir o abandono de animais. Por meio do sistema de videomonitoramento do campus será possível flagrar e identificar pessoas que abandonarem animais no local.

O artigo 164 do Código Penal prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. A pena prevista é de detenção de 15 dias a seis meses, ou multa.

Por Thereza Marinho