Inscrições abertas para propostas de minicursos e oficinas da Jornada de Extensão e Cultura

04/09/2023 - 12:36  •  Atualizado 05/09/2023 16:36

A Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex) abriu inscrições para propostas de minicursos e oficinas da XI Jornada Integrada de Extensão e Cultura, que integra a programação da Semana do Conhecimento 2023. Os interessados devem se inscrever neste formulário até o dia 20 de setembro.

Podem participar como coordenadores das ações de extensão integrantes da comunidade universitária e externa à Ufes. As propostas devem ser voltadas para a comunidade em geral e ofertadas de forma on-line ou presencial. Tantos os proponentes quanto os participantes das oficinas e minicursos receberão certificado emitido pela Proex.

“Para os membros externos à Universidade, é necessário anexar um minicurrículo que comprove a experiência do proponente naquela área ou naquele assunto que está sendo ofertado”, explica a coordenadora geral do evento, Paola Primo.

Esta edição da Jornada tem como tema central Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável: possibilidades e desafios. Neste ano, o evento da Proex será realizado em Vitória, de 16 a 21 de outubro; em São Mateus, no dia 24 de outubro; e em Alegre, no dia 8 de novembro.

Mais informações pelo e-mail jornadadeextensao.proex@ufes.br.

Semana do Conhecimento

Chegando a mais uma edição, a Semana do Conhecimento 2023 acontece de 16 a 21 de outubro nos campi de Goiabeiras e Maruípe; de 24 a 26 de outubro no campus de São Mateus; e de 6 a 10 de novembro no campus de Alegre. Tradicional no calendário da Universidade, o evento apresenta as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Ufes aos futuros universitários e à sociedade capixaba em geral.

Além da Jornada de Extensão e Cultura, a programação terá as conhecidas Mostra de Profissões; Mostra de Ciências; Mostra de Ciências Biológicas; e Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação. Também haverá estandes e atividades na Feira de Internacionalização, promovida pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), responsável pelo intercâmbio estudantil, e apresentação das diversas formas de assistência estudantil que garantem a permanência do aluno na graduação, realizada pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes).

A programação é gratuita e aberta ao público. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o evento oferecerá ações culturais e esportivas, como o projeto Sábado de Esporte e Lazer, que promove aulas de dança, recreação infantil, entre outras atrações.

O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja edição deste ano traz o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Texto: Leandro Reis