Inscrições abertas para o Sisu 2024. Saiba o que mudou e como se inscrever

22/01/2024 - 18:21  •  Atualizado 24/01/2024 18:41

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Os candidatos a uma vaga em instituição federal de ensino superior têm até as 23h59 do dia 25 de janeiro para se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

A previsão é que o resultado do SiSU 2024 seja divulgado no dia 30 de janeiro, mas o candidato que se inscrever na lista de espera poderá ser convocado posteriormente.

O que mudou

Este ano haverá uma única etapa de inscrição, que valerá para cursos com início no primeiro ou no segundo semestre. A Ufes ofertará 5.026 vagas em 99 cursos para os dois semestres letivos de 2024, sendo 2.551 delas destinadas à reserva legal prevista na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Com a atualização da Lei de Cotas no ensino federal, entrou em vigor em novembro de 2023 a Lei 14.723/23, que trouxe alterações à lei anterior, como a mudança do mecanismo de ingresso dos cotistas no ensino superior federal, a redução da renda familiar para reservas de vagas e a inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários das cotas.

A nova Lei de Cotas prevê a reserva, no Espírito Santo, de 57,22% das vagas para pretos, pardos e indígenas (PPI); de 0,41% para quilombolas; e de 8,28% para pessoas com deficiência (PcD), além de cotas para estudantes advindos de escolas públicas. Os cotistas serão distribuídos em dois grandes grupos de vagas reservadas: renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo (baixa renda); e independente de renda.

Outra alteração trazida pela nova Lei de Cotas diz respeito ao modo de distribuição das vagas para PcD. Uma alteração no sistema eletrônico do MEC garantiu que todo curso seja obrigado a destinar ao menos uma vaga para pessoas com deficiência. Além disso, antes as PcDs eram divididas em quatro modalidades; a partir de agora, será somente uma.

Cursos da Ufes

Os candidatos interessados em ingressar em um curso na Ufes poderão obter todas as informações sobre os cursos que serão ofertados no Termo de Adesão, que é o documento firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade.

Além do Termo, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes também divulgou o Edital Regulamentador, no qual estão estabelecidas as normas, as rotinas e os procedimentos necessários para se ter acesso aos cursos de graduação da Universidade. Os dois documentos estão disponíveis nesta página, onde os candidatos devem acompanhar todas as informações relativas ao processo seletivo.

Na Ufes, o 1º semestre letivo de 2024 terá início no dia 11 de março, e o 2º semestre em 12 de agosto.

Como se inscrever

- Ao acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre na página do Sisu e em seguida clique em "Entrar com gov.br ou fazer cadastro".

- Confirme seus dados. Se necessário, você pode alterá-los a qualquer momento, na barra superior.

- Em "Minha inscrição", é possível escolher duas opções de curso. Na barra de buscas também é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso.

- Ao clicar no curso de preferência, aparecem mais detalhes e modalidades disponíveis. Escolha uma das opções e clique em "Escolher esta modalidade".

- Para concluir a inscrição, clique em “Confirmar minha inscrição”. Você poderá conferir suas informações na parte de "Minha inscrição" e mudar suas opções enquanto durar o período de solicitação do Sisu.

Texto: Thereza Marinho