Inscrições abertas para o 6º Congresso Nacional de Estudos Linguísticos

06/09/2023 - 14:48  •  Atualizado 11/09/2023 15:43

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) da Ufes realiza entre os dias 13 e 15 de setembro o 6o Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (Conel). Com o tema Estudos Linguísticos e Direitos Humanos, o evento será realizado no campus Goiabeiras da Ufes, com cerimônia de abertura no Teatro Universitário, às 18 horas do dia 13.

“O objetivo do Conel é reunir pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da Educação Básica e demais pessoas interessadas para discutir questões pertinentes às diversas áreas da Linguística”, afirma a presidente da comissão organizadora do Congresso, Cláudia Furlan. As inscrições para participantes estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

A conferência de abertura, intitulada Discurso injurioso, identidade social e direitos humanos: desafios para a Linguística contemporânea, será proferida pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e colaborador do PPGEL Jarbas Vargas Nascimento.

Ao longo dos três dias, o Congresso contará com atividades presenciais, como conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos e comunicações individuais, além de duas palestras e apresentação de vídeo-pôsteres na modalidade remota (on-line). Clique aqui para ver a programação completa.

A conferência de encerramento será no dia 15 de setembro, às 16h30, e será proferida pela linguista Jana Viscardi, que abordará o tema Ativismo linguístico: desafios da popularização da Linguística. Viscardi possui um canal no YouTube através do qual procura popularizar o conhecimento sobre as ciências da linguagem e discutir temas relacionados à linguística, como a análise de discursos políticos, manchetes de jornais e propagandas.

Texto: Thereza Marinho