Inscrições abertas para concurso audiovisual e prêmio de jornalismo da Andifes

18/09/2023 - 18:04  •  Atualizado 19/09/2023 18:42

A Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está com inscrições abertas para duas iniciativas que visam incentivar a produção de conteúdos sobre educação e universidades: o Concurso Audiovisual da Andifes e o Prêmio Andifes de Jornalismo 2023. Para ambos as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro.

O Concurso Audiovisual da Andifes é dirigido a estudantes de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) associadas à Andifes. Coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), nesse ano o concurso terá a parceria do Superior Tribunal Federal (STF). Esta 4ª edição tem por tema “Universidades no combate à desinformação e na defesa da democracia”.

Poderão ser enviados vídeos de qualquer estado da Federação e do Distrito Federal que tragam como narrativa o combate à desinformação e o fortalecimento das instituições democráticas, sobretudo das Ifes e do STF. Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Os vídeos devem ser enviados, exclusivamente, em formato digital e apresentar tempo mínimo de um minuto e máximo de dois minutos, com tolerância de até dez segundos para mais ou para menos. A técnica para criação do vídeo é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros. Conheça o Regulamento e o modelo de autorização de uso de imagem.

Os três primeiros colocados serão premiados com valores que variam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. Cada participante pode enviar apenas um vídeo.

Prêmio

O Prêmio Andifes de Jornalismo 2023 está em sua 23ª edição da premiação e tem por objetivo valorizar a produção de conteúdo jornalístico sobre ensino superior e educação básica, estimulando o debate e reforçando a importância da educação para o desenvolvimento e futuro do país. Podem ser inscritas matérias veiculadas em jornais, revistas, veículos impressos, sites de empresas jornalísticas e TVs no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Conheça o Regulamento.

Os interessados em participar devem enviar seus trabalhos e ficha de inscrição para o endereço eletrônico premioandifes@andifes.org.br.

Os vencedores de cada categoria, Educação Básica e Ensino Superior, receberão duas passagens aéreas para qualquer capital brasileira.

Criado em 1999, o Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em 24 anos de existência, já premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Andifes