Inscrições no Sisu 2016 vão de 11 a 14 de janeiro. Ufes oferece 450 vagas

05/01/2016 - 11:18  •  Atualizado 08/01/2016 11:09
Compartilhe

O Ministério da Educação abre na próxima segunda-feira, dia 11, o período de inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. Nessa fase, a Ufes vai ofertar 450 vagas em nove cursos, todos no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de janeiro no portal do Sisu: sisu.mec.gov.br.

Serão disponibilizadas 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Farmácia, Matemática Industrial e Pedagogia. A inscrição só poderá ser feita pelo candidato que tenha participado da edição de 2015 do Enem e não tenha zerado a prova de redação. O resultado do Enem será divulgado na sexta-feira, dia 8, pela internet.

O interessado pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso e o estudante vai poder alterar as opções de curso de acordo com a sua nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer pela reserva de vagas, a Lei de Cotas. Na Ufes, metade das 450 vagas do Sisu serão destinadas a estudantes cotistas.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 18 e os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, no período de 18 a 29 de janeiro, apenas para a primeira opção de curso.

O edital de inscrição do Sisu está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação na internet: www.prograd.ufes.br.

O Sisu

O Sisu é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, acontecendo duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.

No Brasil serão oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Houve um aumento de 11% no número de vagas com relação a 2015, quando foram ofertadas 205,5 mil vagas em 128 instituições públicas.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho