Inscrições abertas para a I Oficina VideoSaúde no Espírito Santo

29/09/2016 - 17:21  •  Atualizado 03/10/2016 15:41
Compartilhe

Parafraseando Glauber Rocha: uma ideia na cabeça e um argumento na mão. Essa é proposta da I Oficina VideoSaúde – da ideia ao argumento, que proporciona aos profissionais das áreas da saúde e da comunicação a possibilidade de ter uma ideia transformada em argumento, que possa futuramente originar a produção de vídeo temático em saúde.

As inscrições, que são gratuitas assim como a oficina, já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de outubro. Os candidatos devem seguir os passos descritos na chamada pública e preencher o formulário online de inscrição, ambos disponíveis no endereço eletrônico www.comunicasaude.ufes.br . As aulas ocorrerão de 21 de novembro a 02 de dezembro, das 13 às 17 horas.

A oficina tem carga horária de 40 horas e dispõe de 20 vagas. O processo de seleção será realizado no período de 24 de outubro a 03 de novembro, e dele constará análise do curriculum vitae, das cartas de intenção e liberação dos candidatos e da proposta inicial para a produção. O resultado final da seleção será divulgado no dia 04 de novembro.

Conteúdo

Durante os encontros serão abordados temas como a história resumida do cinema com a exibição de filmes, as características da produção de vídeos em saúde, os elementos de linguagem audiovisual e as etapas da elaboração de propostas de produção. Professores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, da cultura e da comunicação e saúde, estarão presentes e contribuirão com palestras, debates, aulas conceituais e práticas.

A Oficina VideoSaúde é uma das propostas de trabalho previstas no Programa de Extensão – Proext 2016: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, contemplado pelo Ministério da Educação, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes e, também, pelo Convênio de Cooperação recém celebrado entre a Ufes e a Fundação Oswaldo Cruz.

A organização e realização da oficina tem como referências a metodologia e expertise da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que em oito edições contribuiu com a capacitação de aproximadamente 300 profissionais de diversas regiões brasileiras e segmentos sociais e, grande parte, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e também possibilitou a produção de inúmeros audiovisuais em saúde e em outras áreas.

Para obter outras informações, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva pelo telefone 3335-7287, das 8 às 13h30, ou pelo e-mail vsdistribuidora.es@gmail.com.


Texto: Thereza Marinho, com informações do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva