Inclusão no ambiente escolar é tema de seminários a partir desta terça, 20

19/09/2016 - 15:00  •  Atualizado 21/09/2016 11:59

Diariamente professores, pedagogos e diretores de escolas lidam com o desafio de tornar o espaço escolar um local acolhedor a todas as crianças, dentre elas, pessoas com necessidades especiais. A troca de experiências, o aprendizado e as pesquisas voltadas para essa área são importantes para todas as pessoas envolvidas no processo da Educação Inclusiva. E é esse o tema que o Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Estado do Espírito Santo, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) discutirão no Centro de Educação, campus de Goiabeiras, entre os dias 20 e 22 de setembro.

Nesse período, ocorrerão três eventos concomitantes: o XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, o IV Seminário Nacional de Educação Especial e o I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão.

O principal objetivo do encontro é socializar e debater a produção de conhecimento sobre educação especial, em um diálogo entre a academia, as entidades, as secretarias estaduais e municipais de Educação, professores e profissionais das áreas da Educação, Ciências Sociais e Saúde. Dentre o público participante, estão os professores da Educação Básica, que têm no Fórum Permanente Capixaba de Educação Inclusiva um espaço de formação de profissionais nesta área.

“O evento conjunto destaca o compromisso público e político com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos indicados a essa modalidade de ensino e com a formação e as práticas pedagógicas de profissionais que os atendem”, diz a professora do Centro de Educação e coordenadora do evento, Sônia Lopes Victor.

Trabalhos

Pela primeira vez será realizado o Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão, que será um espaço para que estudantes das modalidades presencial, a distância e semipresencial, de diferentes instituições de ensino superior públicas e privadas, apresentem seus trabalhos.

Durante o evento serão debatidos temas como os programas sociais federais no enfrentamento à pobreza e à vulnerabilidade social; acesso, permanência e processos de escolarização do público-alvo da Educação Especial; e Ensino Fundamental e Médio para o público-alvo da Educação Especial.

Dentre os conferencistas convidados estão professores da Ufes, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também serão realizados 21 minicursos.

A programação completa está disponível no endereço eletrônico www.forumcapixaba-ei.com.br/seminario .

Texto: Letícia Nassar