Impactos do uso do inglês no sul geopolítico são abordados em livro da professora Kyria Finardi

A importância do processo de ensino, aprendizagem e uso do inglês no sul geopolítico é o objeto de estudo da professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação da Ufes Kyria Finardi, no livro English in the South.

Em formato de e-book e versão impressa, o livro tem dez capítulos redigidos totalmente em inglês por colaboradores do Brasil, da Grécia, da Colômbia, do Chile e da Nova Zelândia. 

A obra aborda a questão da língua inglesa no chamado "sul global" e leva em conta como os atores em diferentes contextos são impactados pelo inglês, uma vez que a globalização e um de seus agentes, a internacionalização do ensino superior, têm impactos mais positivos no "norte" do que no "sul", principalmente devido a um viés linguístico que favorece países de língua inglesa e aqueles que, apesar de falarem outras línguas nativas, adotaram o inglês como idioma de instrução.

“Para ver como essas forças são interpretadas no sul geopolítico, o livro oferece um panorama de como o inglês é ensinado, aprendido, usado e visto em diferentes contextos na América Latina e no chamado ‘sul global’. Esperamos que esta publicação, de alcance internacional na área de Linguística Aplicada, represente uma importante contribuição para a internacionalização das instituições brasileiras de ensino superior e para a divulgação de pesquisas com perspectivas decoloniais”, afirma a professora. 

O livro está disponível para venda na livraria SBS, localizada no Centro de Vivência do campus de Goiabeiras, ou por meio do link https://www.eduel.com.br/?s=English+in+the+South&product_cat=0&post_type....

Texto: Thereza Marinho, com informações da autora

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.