Hucam-Ufes lança manual de dietas orais. Material auxiliará profissionais e estudantes

21/09/2020 - 17:15  •  Atualizado 23/09/2020 18:30

A equipe da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) produziu um manual ilustrado com todos os nomes, características, valores nutricionais, indicações e exemplos dos cardápios das dietas orais oferecidas pelo hospital em todas as refeições de seus pacientes internados.

A proposta do documento é facilitar e dar segurança ao trabalho assistencial, além de cumprir a missão do Hucam para com o ensino, já que está aberto à livre consulta de estudantes de todas as áreas, não apenas da Nutrição.

O Manual de Dietas Orais está disponível para download na intranet do Hospital, integrante da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e traz, com fotos, opções padronizadas para que o profissional de saúde tome a melhor decisão na hora de prescrever a alimentação do paciente sob seus cuidados.

Metodologia

O manual se destaca pela rigorosa metodologia empregada, que o diferencia da maior parte dos documentos disponíveis desse tipo. A versão do Hucam-Ufes utilizou como base para o cálculo do valor nutricional de cada dieta a média de 12 cardápios aleatoriamente selecionados, possibilitando análise mais representativa dos valores de calorias e nutrientes.

"Este material foi cuidadosamente elaborado para que pudesse determinar corretamente a composição e o valor nutricional das dietas ofertadas. As fotos que ilustram o manual são imagens reais, que representam a aparência e a quantidade de cada preparação que compõe as refeições. É uma ferramenta de trabalho útil para estar no computador ou no celular de cada profissional da área assistencial do Hucam e que também poderá ser consultada pelos nossos alunos", recomenda a chefe da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital, Glenda Petarli.

Texto: Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Foto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes