Hucam será gerido por meio de parceria entre Ufes e Ebserh

Fachada do Hucam

Por Thereza Marinho

O reitor Reinaldo Centoducatte e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Rubens Rebelatto, assinaram nesta segunda-feira (15) o contrato de adesão do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) à Ebserh.

O contrato (leia a íntegra no arquivo em anexo) tem por objeto a administração do Hucam pela Ebserh, compreendendo a oferta, à população, de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico, no âmbito do SUS, bem como o apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão ao ensino-aprendizagem e à formação  de pessoas vinculadas à Ufes no campo da saúde pública. O contrato aprovado veda o atendimento de pacientes de convênios e particulares pelo Hucam.

Servidores

Os servidores que continuarão atuando no Hospital permanecerão realizando suas atividades, sem alteração no regime de trabalho. Já os novos servidores que vierem a ser contratados pela Ebserh serão selecionados por concurso público e regidos pela CLT.

Servidores efetivos poderão ser excepcionalmente cedidos à Ebserh somente se forem ocupar cargos de chefia, sem prejuízo dos direitos e das vantagens a que fazem jus no órgão ou entidade de origem.

Para esclarecer eventuais dúvidas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes) da Ufes vai agendar até o final desta semana uma reunião com os servidores lotados no hospital.

Não haverá privatização

A adesão firmada entre a Ufes e a Ebserh garante condições para a melhoria da oferta dos serviços hospitalares e de apoio ao ensino, pesquisa extensão da Ufes e não significa a privatização ou a perda das finalidades públicas e de ensino do Hucam.

O reitor Reinaldo Centoducatte explicou que a Ebserh é uma empresa pública, liga ao Ministério da Educação, que receberá recursos específicos para sua atuação e compromete-se a promover a gradativa reposição do quadro de servidores técnicos e de médicos e enfermeiros, cujas vagas foram extintas pelo Governo no quadro efetivo da Ufes O reitor informou que o número de leitos oferecidos pelo Hucam aumentará dos atuais 237 leitos para 309, podendo este número ser aumentado. Já o número de servidores passará de 879 para cerca de 1.700.

O contrato garante que a Ebserh, no prazo de um ano, reativará leitos e serviços inativos por falta de pessoal. Também no primeiro ano será constituído, em parceria Ufes-Ebserh, o novo plano diretor do Hucam.

Categoria:
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.