Hucam realiza até sábado, 12, a Semana do Rim

08/03/2016 - 16:53  •  Atualizado 09/03/2016 16:25

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) realiza até sábado, 12, a Semana do Rim, com uma série de atividades de conscientização para celebrar o Dia Mundial do Rim (10 de março).

A doença renal crônica é um problema de saúde pública mundial. A prevalência e incidência desse mal vêm aumentando de forma alarmante. No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas tenham problemas renais, mas cerca de 70% sequer sabem disso.

Existem evidencias cientificas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas, podendo reduzir as consequências da doença renal crônica em crianças, adolescentes e adultos. Por esses motivos, o diagnóstico precoce é fundamental.

Para combater a doença renal crônica desde as primeiras fases da vida, neste ano a Semana do Rim tem como tema "A prevenção renal começa na infância", com enfoque na conscientização de crianças, pais, cuidadores, profissionais e gestores de saúde sobre a importância de identificar e tratar as doenças renais para que tenhamos gerações futuras mais saudáveis.

Campanha

O Dia Mundial do Rim é uma campanha promovida desde 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), que procura conscientizar a todos sobre importância dos rins para a saúde geral e reduzir a frequência e impacto da doença renal e problemas de saúde a ela associados em todo o mundo.

Há mais de 10 anos a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) coordena essa campanha no Brasil, sempre no mês de março, com ações concentradas principalmente na segunda quinta-feira do mês, distribuindo material informativo e educativo em mais de 700 locais no território brasileiro.

Confira a programação:

Dias 7, 8 e 9/03

- Distribuição de material educativo

Dia 8/03

- Palestra “Prevenção da Doença Renal Crônica na Infância”, com a nefropediatra do Hucam, Bruna Boreli
18h – Auditório Rosa Maria Paranhos

Dia 10/03

- Tenda da Alegria - Pátio do Hucam
8 às 12h e das 13 às 17h - Realização de atividades lúdicas e recreativas com distribuição de água e de frutas para as crianças. Também serão feitas avaliações antropométricas e orientações nutricionais com entrega de materiais educativos.

- Escolas no entorno do Hucam
11h30 às 13h30 - Distribuição de água mineral e material informativo sobre prevenção e cuidados da doença renal na infância.

Dia 12/03

- Simpósio da Liga Acadêmica de Nefrologia do Espírito Santo
7 às 14h - Auditório Rosa Maria Paranhos
Abertura: Chefe do Serviço de Nefrologia do Hucam, professor Lauro Vasconcellos