Hucam adere à campanha Setembro Verde

12/09/2016 - 15:47  •  Atualizado 14/09/2016 09:30

Em adesão ao movimento nacional Setembro Verde, que busca conscientizar sobre a doação de órgãos, o Hospital Universitário iluminou parte de sua fachada com a luz verde, em alusão ao movimento. Ao longo de todo o mês, serão promovidas ações para conscientizar a população sobre a importância desta iniciativa.

Além disso, entre os dias 28 e 30 de setembro, será realizada a Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que terá o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de órgãos e tecidos e incentivar as pessoas a declararem para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador.

A abertura do evento ocorre no dia 28, a partir das 10 horas no auditório Rosa Maria Paranhos, com palestras e debates. No dia 29, das 7 às 10 horas, será realizada no campus de Goiabeiras uma “blitz da doação”, na qual serão distribuídas informações sobre como doar tecidos e órgãos e a importância deste ato.

Obstáculo

A enfermeira Rosane Simões, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Òrgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Universitário, a negativa familiar é o principal obstáculo para a doação.

“Para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar a família. A doação só ocorre com a autorização dos parentes mais próximos. Por isso, ressaltamos a importância das pessoas conversarem com seus familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores após a morte”, enfatiza Rosane.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta manifestar o desejo à família. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em boas condições poderão ajudar a salvar outras vidas.

Vale lembrar que alguns órgãos e tecidos podem ser doados em vida, como parte do fígado, um dos rins, parte da medula óssea e parte do pulmão.

Texto: Jorge Medina