Hospital Universitário é o vencedor do Prêmio Excelência em Saúde 2017

19/09/2017 - 14:32  •  Atualizado 21/09/2017 20:10

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) foi o vencedor do Prêmio Excelência em Saúde 2017, na categoria hospitais públicos. Entre os hospitais da rede pública do Estado foi o que recebeu melhor avaliação na pesquisa de satisfação do usuário.

O Prêmio Excelência é promovido pela TV Vitória/Rede Record e tem o objetivo de reconhecer e revelar as melhores instituições médicas do Estado, avaliando a satisfação dos usuários com os serviços de saúde oferecidos. Também é uma forma de estimular o aperfeiçoamento de profissionais da área da saúde que trabalham nos ambientes de excelência e que melhor prestam serviços médicos.

Para o superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral, o resultado da pesquisa reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do Hospital. “Somos o maior hospital multiprofissional do Estado e isso qualifica a nossa assistência”, enfatizou.

O Hucam é o hospital-escola da Ufes, fundamental para a formação dos profissionais da área de saúde. A instituição funciona com 300 leitos, atendendo, gratuitamente, 24 horas por dia, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital serve ainda como campo de prática para os cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de Residência Médica e da Residência Multiprofissional. O Hucam recebe pacientes dos 78 municípios do Espírito Santo, além de pacientes de outros estados, principalmente da Bahia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Rondônia.

Referência

Fundado em dezembro de 1967, o Hucam se transformou no maior complexo médico-hospitalar do Estado do Espírito Santo, destacando-se também pela qualidade da assistência oferecida à população. É também referência nas áreas de infectologia, pneumologia, tuberculose, dermatologia, hanseníase, Aids, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, reumatologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, gestação de alto risco, mastologia, nefrologia, transplante, cirurgia cardíaca, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica,  mudança de sexo, urologia, cirurgia oncológica, transplantes, maternidade de alto risco e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, entre outras.

Além disso, possui vários programas, como o de atenção à saúde da mulher, aos portadores de Aids, aos dependentes químicos e às vítimas de violência sexual. Realiza também cirurgias bariátricas e de mudança de sexo.

O Hucam realiza atualmente 1.200 procedimentos cirúrgicos por mês, 16 mil consultas/mês. Por ano, são realizados nos 129 consultórios existentes, mais de 200 mil consultas médicas em quase 150 áreas de saúde, 15 mil atendimentos de urgência, 500 mil exames laboratoriais de análises clínicas, 14 mil cirurgias, 10 mil internações, 1.200 procedimentos cirúrgicos, 1.500 partos e 25 mil exames por imagem, entre outros procedimentos. Atende 70% dos pacientes de urologia do Estado, tem o melhor serviço de patologia e é o hospital que mais opera câncer no Espírito Santo.

Texto: Jorge Medina