Grupo de pesquisa ensina sobre crustáceos em e-book infantil com download gratuito

28/11/2023 - 12:43  •  Atualizado 30/11/2023 11:10

O grupo de pesquisa Ecologia Humana do Oceano, do Departamento de Oceanografia e Ecologia, lançou o e-book infantil Os crustáceos – Severina e Carlinhos, que tem o objetivo de ensinar as crianças sobre o siri-azul e o caranguejo maria-farinha. O livro integra uma trilogia digital voltada para crianças da primeira infância e composta pelos já lançados Tom e Bel, os bebês golfinhos Fafá e Juba, os bebês baleias, que apresentam a fauna da costa do Brasil, em especial a do Espírito Santo. Os três livros estão disponíveis para download gratuito. Clique aqui para baixar.

As publicações fazem parte do programa de Extensão Educação Ambiental, que tem o propósito de compreender questões ambientais unindo o conhecimento científico ao saber local de povos tradicionais para propor soluções para problemas ambientais envolvendo homem e natureza. As ações contam com a participação de diversos pesquisadores de instituições públicas e privadas; estudantes de graduação, mestrado e doutorado; além da colaboração de outras universidades e organizações não governamentais.

Após a realização das pesquisas científicas – sobre pesca artesanal, agricultura familiar, relação entre homem, fauna e flora, e impactos causados por indústrias –, os pesquisadores organizam as informações e as transformam em publicações gratuitas que abordam temas relacionados à fauna, flora, culturas de povos tradicionais e conservação ambiental. Além dos e-books infantis, o grupo também disponibiliza materiais pedagógicos, vídeos, cartilhas e gibis para que professores da educação básica os utilizem nas aulas. Todo o material, disponível no site do grupo de pesquisa, é elaborado com a temática ambiental para estudantes e ouvintes de qualquer curso que aborde a questão.

A coordenadora do grupo, Camila Zappes, destaca que tudo que é realizado através do ensino, da pesquisa e da extensão é executado em parceria, unindo conhecimento científico e conhecimento tradicional de comunidades pesqueiras artesanais e de agricultores familiares: “Não existe aquela educação ambiental de cima para baixo, é uma sensibilização ambiental construída com estes envolvidos”. Ela ressalta que há uma participação significativa de gestores públicos do estado do Espírito Santo, inclusive com pesquisadores que são gestores públicos.

Além do site, o material produzido pelo grupo pode ser acessado por meio do perfil no Instagram e do canal no YouTube.

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Acervo do grupo de pesquisa