Governo do ES anuncia 4.661 vagas em cursos na UnAC. 849 vagas serão da Ufes

12/01/2024 - 16:52  •  Atualizado 16/01/2024 19:40

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), apresentou nesta quinta-feira, 11, novos cursos que serão disponibilizados este ano pela Universidade Aberta Capixaba (UnAC). A Ufes, parceira da iniciativa, foi representada na reunião pela superintendente de Educação a Distância, Maria Auxiliadora Corassa.

Em 2024, serão ofertadas pela UnAC 4.661 vagas, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e de extensão, sendo 849 vagas ofertadas pela Ufes. Somando os cursos vigentes desde 2022, serão 8.064 vagas no total, em um investimento de R$ 42 milhões.

Na ocasião, também foi anunciada a parceria com as instituições Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages), que se somarão ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e à Ufes, atuais parceiros.

O governador Renato Casagrande comentou sobre a importância das novas oportunidades de formação e da chegada de novos parceiros. “Estamos comprometidos em fortalecer a educação profissional, promovendo a inovação e o avanço tecnológico no Espírito Santo. A parceria estabelecida com instituições reforça o empenho em proporcionar oportunidades educacionais de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos cidadãos”, disse.

Maria Auxiliadora Corassa também ressaltou a relevância da participação da Ufes nesta iniciativa: “A presença da Ufes no Sistema UniversidadES, e atuando no Programa Universidade Aberta Capixaba (UnAC), amplia o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade, contribuindo, deste modo, para viabilizar mudanças sociais que só são possíveis por meio da educação”.

Em 2024, a Ufes vai oferecer por meio da UnAC cursos presenciais e semipresenciais, além de ações extensionistas, ofertadas pela primeira vez desde o início do programa. Na modalidade EaD (semipresencial) serão oferecidas 200 vagas em cada um dos cursos seguintes de especialização: Transformação Digital em Gestão DocumentalInteligência Artificial e Ciência de DadosGestão em Saúde; e Recursos Hídricos. Estes cursos serão divididos em cinco polos (40 vagas para cada curso). Os cursos de mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (24 vagas) e mestrado acadêmico em Ciências Contábeis (25 vagas) serão presenciais, com aulas ministradas no campus de Goiabeiras. As ações extensionistas previstas são Ambientes Sociais de Inovação e Escritórios de Dados Municipais: difusão da cultura de dados para Cidades Inteligentes. Todos os cursos da Ufes serão ministrados por professores da Instituição.

Sobre o programa

Inserido no âmbito do Sistema Universidade do Espírito Santo - UniversidadES, o programa estadual denominado Universidade Aberta Capixaba - UnAC foi estabelecido em 2021, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Sua missão consiste em coordenar políticas públicas de Ensino Superior no âmbito da graduação, especialização, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e extensão.

A iniciativa visa ampliar e interiorizar a disponibilidade de cursos e programas de educação superior no estado do Espírito Santo, adotando uma abordagem híbrida (on-line e presencial) nos polos já estabelecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a realização dos cursos.

Em 2022, foram disponibilizadas 1.240 vagas, sendo 320 voltadas para graduação e 920 destinadas a cursos de pós-graduação lato e stricto sensu em colaboração com o Ifes e com a Ufes. Já em 2023, a oferta de vagas se expandiu para 2.163, abrangendo 120 para graduação, 1.960 para oito pós-graduações, 66 para três mestrados e 17 para um doutorado.

Desde o início das atividades da UnAC, a Ufes ofereceu a Especialização em Direitos Humanos (iniciada em 2022 e finalizada em 2023), e as especializações Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral, Controle Gerencial e Finanças para Pequenas e Médias Empresas e Cidades Inteligentes, iniciadas em 2023 e ainda em curso.

O edital de lançamento dos novos cursos será publicado em breve, em data a ser divulgada.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Governo do Estado
Foto: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado