GOA inicia a construção de novo observatório astronômico no estado

Um convênio entre o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante tornou possível a construção do mais novo observatório astronômico do Espírito Santo.

O coordenador do GOA, Marcio Malacarne, afirma que a parceria foi uma das propostas de interiorização do projeto, que buscou um local longe da poluição luminosa para a instalação de um observatório operado totalmente de forma remota, o que é um fato inédito no Brasil.

O novo observatório fica localizado no Alto Caxixe, no município de Venda Nova do Imigrante, a 1.210 metros de altitude, de onde é possível ver a Pedra Azul, o Parque Forno Grande e o Pico da Bandeira. As obras começaram em meados de agosto e a previsão é que sejam concluídas dentro de 60 dias. Após a entrega do prédio, o GOA fará a instalação dos equipamentos em um prazo estimado de seis meses.

“Com o novo observatório, poderemos ampliar pesquisas na área de Astronomia, como ocultações de estrelas, astrometria no sistema solar, fotometria de supernovas, entre outras”, afirma Malacarne.

 

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.