Gestores conhecem novo projeto de sinalização para os campi

08/06/2018 - 17:47  •  Atualizado 20/06/2018 10:21

Com as presenças da vice-reitora, Ethel Maciel, diretores de centros de ensino, professores e estudantes foi apresentado nesta sexta-feira, 8, na sala de reuniões da Reitoria, um novo projeto de sinalização para a Ufes.

A apresentação foi realizada pelos professores do Departamento de Desenho Industrial Edson Rufino, Ricardo Esteves e Mauro Pinheiro, e pelo estudante Cleverson Corrêa, que fazem parte da equipe do Laboratório de Projetos em Design (ProDesign), que desenvolveu o projeto. O objetivo é reformular a sinalização dos campi da Universidade.

O trabalho teve início com um levantamento de todos os sistemas de sinalização já existente nos campi da Universidade. Em paralelo, 726 questionários  foram aplicados aos usuários da instituição para detectar os principais caminhos percorridos  e os maiores problemas enfrentados durante o percurso, bem como a falta de sinalização. Depois dessas etapas, o novo projeto de sinalização da Ufes foi concluído.

Os mapeamentos dos campi de Goiabeira e de Alegre já estão prontos.  A previsão é que os campi de São Mateus e de Maruípe estejam mapeados até o início do próximo ano.

Acessibilidade

Outros projetos que estão sendo desenvolvidos pelo ProDesign são o mapeamento de acessibilidade e o Aplicativo Mapa Ufes. O primeiro destina-se a pessoas cadeirantes, que apresentam dificuldades de locomoção, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Para desenvolver esse mapeamento também foram realizadas entrevistas com pessoas com diferentes tipos de deficiências, de modo a respeitar as diferenças existentes entre as pessoas e garantir a acessibilidade aos usuários.

Já o Aplicativo Mapa Ufes objetiva localizar os setores da Universidade, bem como a distância entre o usuário e o local desejado. O aplicativo, inicialmente disponível para o campus de Goiabeiras está disponível disponível por meio do endereço mapa.ufes.br .

Extensão

O Laboratório ProDesign Ufes surgiu como um programa de extensão universitária, a partir de uma demanda apresentada pela Administração Central da Ufes para o desenvolvimento de projetos de sinalização para os quatro campi: Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; Alegre, no sul do estado; e São Mateus, na região norte.

O ProDesign Ufes trabalha no sentido de desenvolver projetos inclusivos, que respeitem as diferenças e promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, tendo elas deficiências físicas ou não.

Texto e foto: Jorge Medina