Galeria Espaço Universitário abre mostra Experiências Secundárias

19/09/2016 - 14:34  •  Atualizado 21/09/2016 12:10
Compartilhe

A humanidade está cada vez mais inserida em um mundo artificial. A lua e as estrelas foram ofuscadas pela luz dos postes. É mais fácil, rápido e seguro trocar a praia ou a cachoeira por um banho morno de ofurô sob um luar de LED. E é sobre essas experiências simuladas que a artista visual Andreia Falqueto busca refletir na nova exposição da Galeria de Arte Espaço Universitário, que será inaugurada nesta terça-feira, 20, às 19 horas.

A mostra, chamada Experiências Secundárias, aborda a relação entre as vivências primárias – aquelas provenientes da relação direta do indivíduo com a natureza – e as secundárias. Para a artista, a facilidade de acesso aos meios secundários acaba tornando as pessoas insensíveis ou excessivamente desconectadas de sua natureza como o ser humano que dormiu sob o luar, construiu abrigos, lutou e sentiu a chuva molhar o rosto. "Não pretendo criticar ou tomar partido de um dos lados, mas pensá-los de forma intercalada, e motivar as pessoas a vivenciar mais o mundo real e menos o mundo construído."

Andreia é bacharel em Artes Plásticas e mestranda em História da Arte pela Ufes. Seu trabalho se desenvolve na pintura, desenho, fotografia e vídeo, tendo como fio condutor a presença das pessoas no mundo contemporâneo, por vezes confundindo a realidade com projeções do real. A artista já participou de diversas exposições coletivas no Brasil, além de ter realizado mostras individuais em Vitória. Atualmente, se dedica à pesquisa em artes visuais e atua como professora voluntária na Ufes.

Experiências secundárias estará aberta para visitação de 21 de setembro a 7 de outubro. A Galeria Espaço Universitário fica no campus de Goiabeiras, próxima ao Centro de Vivências, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. A entrada é gratuita.

Imagem: Melhor caminho, óleo e acrílica sobre tela, 125x 105 cm, 2016
 

Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho