Exposições sobre arteterapia e materiais recicláveis são destaques na Biblioteca Central

21/08/2019 - 12:26  •  Atualizado 21/08/2019 13:37
Compartilhe

Duas novas exposições estão em exibição na Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras. Raízes – obras geek, históricas e reflexivas, do artista plástico Luiz Rafael Nunes, e o projeto Vozes do Aquário, idealizado pelo artista plástico Flávio Garcia, abrem o segundo semestre letivo, em mostras no hall térreo e no primeiro andar da Biblioteca. As mostras, gratuitas e abertas ao público, ficam em exposição até o dia 6 de setembro.

Raízes – obras geek, históricas e reflexivas

Essa exposição é composta por dez peças e traz personagens de cinema, obras do Egito Antigo e a reprodução de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. O trabalho é resultado do processo pelo qual Luiz Rafael Nunes, capixaba de Vitória, passou ao longo de sua trajetória artística. Ele conta que obras como Turma da Mônica, de Maurício de Souza, Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, e Star Wars, de George Lucas, despertavam sua atenção por apresentarem a luta do bem contra o mal. “Comecei a ver nas cores e formas dos personagens traços bem delineados, dos vilões e heróis. Assim, decidi me esmerar na premissa de retratá-los nos seus detalhes individuais”, lembra o artista.

Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento dos traços, Luiz Rafael passou a dar forma tangível aos personagens, transformando os desenhos em peças tridimensionais, utilizando massa epóxi, fibra de vidro, resina e materiais recicláveis.

Vozes do Aquário

Essa mostra, idealizada por Flávio Garcia, surgiu a partir do projeto da oficina Arteterapia, cujo propósito era humanizar o espaço do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) III, no bairro São Pedro, em Vitória, por meio da pintura criativa das portas do serviço de saúde. As oficinas acontecem três vezes por semana.

“Nossa proposta é apresentar na Biblioteca encadernações individuais, imagens de diversas formas e influências, textos ou imagens que são produzidos pelos usuários na oficina de desenho e pintura”, explica Flávio.

As duas mostras ficam expostas ao público na Biblioteca de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

 

Texto: Adriana Damasceno

Edição: Ana Paula Vieira